Terno de Reis do Grupo Espermacete se apresenta em Barra de Pojuca no próximo dia 6

A jornalista Claudia Correia (autora do texto e das fotos deste post) informa que a saída do cortejo em direção à igreja católica está marcada para o dia 6 de janeiro, sexta-feira, às 16h30, na Rua Filogônio de Oliveira, em Barra de Pojuca, município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Para manter uma antiga tradição, o Grupo Cultural Espermacete – do Terno de Reis ao samba de roda – volta a se apresentar em 2023 nos Festejos de Reis.

O grupo foi criado por Cassiano Bomfim e já está na quarta geração da família, tendo passado por Arlinda Bomfim, Domingas Bomfim e, desde 1995, é coordenado por Anatanildes Bomfim, mais conhecida como Mestra Nildes Bomfim, sambadeira e trançadeira de palha de piaçava, líder do Grupo Espermacete.

“Alguns jovens se interessam, se empenham em aprender nossa cultura tradicional. Além dos jovens, crianças e senhoras se dedicam e gostam do que fazem e do que aprendem”, afirma Mestra Nildes.

Patrimônio cultural

A Folia de Reis é uma das mais tradicionais manifestações culturais do Nordeste e é celebrada em diversos municípios baianos. A festa secular foi introduzida pelos portugueses, tem origem na religião católica e comemora a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus após seu nascimento.

Na Bahia o Dia de Reis é a quarta celebração do Calendário de Festas Populares. O estado possui 42 ternos catalogados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade.

Em Camaçari a tradição é mantida com a apresentação de músicos e grupos de reisados locais, mas, devido às restrições por conta da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos a festa foi limitada e foram adotadas medidas de prevenção. 

Mais reportagens de Claudia Correia no Blog do Brown


Deixe um comentário