Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo

Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo

Concluí a leitura de Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo, escrito por Jacques Atalli, pela Editora Futura. Nas 646 páginas o leitor não vai encontrar tédio.
Lançado em 2003, o livro desencadeou muitas polêmicas, o que não é de estranhar, em função do que se propõe. Jacques Atalli fala de coisas que poucos escritores ousam escrever. Na base, coloca a questão: o povo descobridor do monoteísmo fundou a ética do capitalismo, antes de se tornar, através de alguns de seus filhos, o principal corretor e o primeiro banqueiro desse mesmo capitalismo e, através de outros, seu mais implacável inimigo?
Jacques Atalli vai além. Questiona se os judeus foram mesmo os usurários cuja memória a História conservou; se beneficiaram-se das guerras e das crises para fazer fortuna, ou, ao contrário, só se transformaram em banqueiros, ourives, corretores quando lhes foi proibido o acesso aos outros ofícios.
Houve judeus que temeram o pior quando do lançamento do livro. Para alguns deles, o livro poderia servir como arma para o anti-semitismo. Depois, como ocorreu comigo, viajaram pela História, percebendo as agruras do povo judeu e seus métodos para superar as crises; seu tino comercial; o embate de idéias do autor com as teses do sociólogo Max Weber; a negação do capitalismo do judeu Karl Marx e as dificuldades em superar o viés da relação judeu/capital de Sigmund Freud; a participação de judeus na máfia italiana nos anos 1930 nos Estados Unidos; a criação da indústria do entretenimento – diga-se Hollywood – por judeus; a fundação do Estado de Israel e – literalmente – a continuação da luta.
Jacques Attali (nascido a 1 de Novembro de 1943 em Argel) é um economista francês e um escritor profícuo sobre diversos temas, incluíndo sociologia e economia mas também romances, biografias e até mesmo livros infantis. Destacou-se também por ter sido conselheiro de François Mitterrand com apenas 27 anos.
Oriundo de uma família judia, é doutor em ciências econômicas e licenciado pela École Polytechnique (major de promotion), da École des Mines, do Institut d’études politiques de Paris e da ENA.

6 pensamentos sobre “Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo

  1. Minha mulher está a fazer uma tese sobre os Judeus e gostaria de consultar este livro mas está esgotadissimo, alguém me pode dizer onde o comprar?
    Obrigado

  2. O meu texto saiu com alguns erros de digitação. Repito-o a guisa de errata:

    “O livro de Attali é um primor. Embora denso, sua leitura flui de forma magnética. Não dá como deixá-lo de lado depois de começar a lê-lo. Quem não gosta dos judeus simplesmente por não gostar, sem fundamentação alguma, se surpreenderá com a leitura. Quem gosta de arrotar supostos “embasamentos históricos” para seu anti-semitismo pode se frustrar, pois perceberá que quando critica os judeus, age como aqueles que acreditam em duentes. O livro é um passeio pela história da humanidade tendo este povo como fio condutor. Uma pérola! Merece ser lido, embora seu preço seja um tanto salgado nas livrarias”.

  3. O livro de Attali é um primor. Embora denso, sua leitura flui de forma magnética. Não dá como deixá-lo de lado depois de começar a lê-lo. Quem não gosta dos judeus simplesmente por não gostar, sem fundamentação alguma, se surpreende com a leitura. Quem gosta de arrotar embasamentos “históricos” para seu anti-semitismo pode se frustrar, pois perceberá que age como alguém que acredita em duentes quando critica os judeus. O livro é um passeio pela história da humanidade tem este povo, os judeus, como fio condutor. Uma pérola! Merece ser lido, embora seu preço seja um tanto saldado nas livrarias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s