Ex-votos da sala de milagres do santuário de Bom Jesus da Lapa

O livro, de autoria de José Cláudio Alves de Oliveira, será lançado no dia 24 de fevereiro,

às 16 horas, no Brazilpublishing Instagram

Com a palavra o autor do livro: “Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Brasil, é palcos de romarias. No santuário, situado no morro, à beira do Rio São Francisco, está a sala de milagres com quase infinita tipologia de ex-votos. O livro explicita a iconografia diversa, rica para o entendimento da arte, da religião e da sociedade”.

Para adquirir o livro, clique nesse link:

https://aeditora.com.br/produto/ex-votos-da-sala-de-milagres-do-santuario-de-bom-jesus-da-lapa/

Responsável pelo prefácio do livro, Maria Helena Ochi Flexor afirma que o ano de 1992 marcou o início do Mestrado em Artes Visuais, da EBA/UFBA: “Selecionava-se a primeira turma para dar vida concreta a um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes na Bahia. Entre os vários candidatos estava um jovem museólogo recém-formado, José Cláudio, concorrendo com vários professores da EBA e outros inscritos de unidades diversas da mesma Universidade. Tinha como proposta de dissertação estudar os ex-votos do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Aprovado, iniciou a trajetória que, com o transcorrer dos anos, só fez enriquecer seus conhecimentos e a cultura baiana, insistentemente focando os ex-votos como tema. E não só isso, é hoje professor da Graduação e, junto com outros docentes, criador do PPGMUSEU, da FFCH/UFBA. No início desse percurso, tive a honra de ser sua orientadora e, nesse sentido, o sucesso de José Claudio é, na verdade, um pouco de meu sucesso, pois nós, os docentes, temos como objetivo de trabalho formar profissionais capazes, ativos e produtivos intelectualmente.”

Graduada em História e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Helena Flexor foi professora da Faculdade de Arquitetura, prestou concurso público para ingressar na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ajudou a criar o Curso de Mestrado em Artes, em 1992, além da Galeria Cañizares e a Feira de Artes. Ministrou as aulas de História da Arte, História Urbana, Metodologia de Pesquisa e Paleografia, na UFBA, UNIFACS, UNIME, UESB, UEFS e UCSal. Tem vários prêmios e publicações. Em função dessas atividades, Maria Helena Ochi Flexor recebeu os títulos de professora emérita da UFBA e Cidadã Soteropolitana. Dedicou-se durante 55 anos ao ensino em Graduação e Pós-Graduação. Luta incessantemente pela defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano, doando-se incansavelmente ao desenvolvimento de estudos para expandir o alcance e perpetuar a diversidade da cultura baiana.”

Fonte: 

http://www.belasartes.ufba.br/2019/06/professora-maria-helena-ochi-flexor-recebe-titulo-de-cidada-baiana/

José Cláudio Alves de Oliveira é natural de Vitória da Conquista-Bahia. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela UMinho, Portugal (FAPESB BOL2757/2012, CAPES BEX18009/12-3). Pós-doutorado PNPD/CAPES em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (88882.317832/2013-01). Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade na Universidade do Estado da Bahia. Professor Associado IV do Departamento de Museologia da UFBA. Professor permanente dos Programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Museologia da UFBA (PPGMUSEU). Pesquisador do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA (PPGMUSEU). Coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos. Participou como membro da Comissão de Área Interdisciplinar da Capes.


2 comentários sobre “Ex-votos da sala de milagres do santuário de Bom Jesus da Lapa

Deixe um comentário