Comunidade do Binóculo cria Sacolão da Economia

A pandemia da Covid-19 trouxe impactos no convívio social e no padrão de consumo de toda a humanidade. O risco de contágio impôs medidas de restrição ao comércio, à circulação das pessoas e desacelerou a economia devido à queda na renda, principalmente dos trabalhadores informais.

Para enfrentar essa crise, moradores da Rua Miguel Lemos, conhecida como comunidade do Binóculo, no bairro da Federação, em Salvador, criaram um projeto criativo: o “Sacolão da economia”.

A ideia surgiu a partir da necessidade da moradora Marizete Bispo que procurava alternativas para comprar verduras e frutas mais baratas. A união entre lideranças comunitárias e o comerciante Nivaldo Alves dos Santos ajudou a organizar a compra coletiva de verduras, frutas e legumes variados, adquiridos na Ceasa por um preço acessível.

O projeto, iniciado em março, vai até setembro, e beneficia um total de 40 famílias, com um nível alto de satisfação. O transporte por caminhão é feito por Nivaldo e toda quarta-feira a entrega é organizada com todos os protocolos de segurança. A entrega, separação, contagem, pesagem das mercadorias são feitas em uma casa cedida pelo morador Ailton das Virgens. O caminhão chega entre 11h30 e 12h e às 14h todos os sacolões são retirados pelas famílias inscritas no projeto.

Para o líder comunitário Edson Antônio de Jesus Silva a experiência além de trazer ganhos econômicos para todos, fortalece os vínculos entre os moradores para outras ações de melhoria da qualidade de vida da comunidade. Ele espera que a iniciativa inspire outras comunidades. “O vínculo fortalecido é o grande benefício, já temos uma tradição de fazer aqui atividades educativas de educação ambiental e enviar reivindicações aos órgãos públicos para serviços de limpeza e infraestrutura. O projeto do sacolão reforça essa união entre nós”, afirma.

Mais uma ótima colaboração da jornalista Claudia Correia

Claudia Patricia Diniz Correia

Assistente social Cress 1.777 5a Região/Ba

Jornalista 3284 DRT-Ba(71)99158-8900

Fotos: Edson Silva


4 comentários sobre “Comunidade do Binóculo cria Sacolão da Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s