Luiz Viana Queiroz, presidente da OAB/Bahia, e Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Federal da OAB, homenageiam o advogado baiano Edgar Silva pela passagem dos 100 anos Foto: Angelino de Jesus
Durante reunião plenária, promovida na noite de segunda-feira (25 de novembro), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Salvador, o advogado Edgar Silva, o mais antigo em atividade na Bahia – comemorou 100 anos, no dia 17 de julho deste ano – foi homenageado com uma placa, em reconhecimento a sua dedicação profissional.
Sob a coordenação do presidente Marcus Vinícius Furtado Coêlho, a sessão, realizada no Salão Diamante do Hotel Sheraton da Bahia, antigo Hotel da Bahia, no Campo Grande, também homenageou o jurista Ruy Barbosa, o patrono dos advogados brasileiros.
Nascido em Andaraí, na Chapada Diamantina, Edgar Silva, cujo número de inscrição na Seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil é 642, diplomou-se em 1939, pela antiga Faculdade de Direito da Bahia, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Embora atue em quase todas as áreas, a sua especialidade é o Direito Agrário, desde os tempos em que integrou, com brilhantismo, os departamentos jurídicos do escritório baiano do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
Convivendo há quase 40 anos com Conceição Leão, é pai de cinco filhos – a desembargadora aposentada Aidil Conceição, o médico urologista Venceslau Silva, a professora e servidora pública municipal Lídia Matos, o geógrafo e servidor público estadual Sérgio Roberto Silva e Guilherme Silva Neto – frutos de seu casamento com Francisca Celina Souza Silva, já falecida, e tem 11 netos e nove bisnetos.
Emocionado e aplaudido de pé por toda a platéia, formada por advogados, amigos e familiares, agradeceu a homenagem em rápidas palavras. “Não tenho do que me queixar: Deus permitiu que eu chegasse aos 100 anos, lúcido e com vontade de continuar trabalhando numa profissão que, desde jovem, me apaixonei”, pontuou.
Oi mande mais do meu pai Honorino Alves de Oliveira.
CurtirCurtir
Olá Jeandra
Bom saber de você. Em breve, falarei mais de nosso pai no blog.
Abraços
CurtirCurtir