Projeto Ex-votos das Américas

Kadu - pesquisa no México - dez. 2012 (2)
O professor José Cláudio Alves de Oliveira retornou do México, onde deu continuidade ao seu trabalho de pesquisa de Ex-votos.
Ele  informa que a “rota mexicana” do Projeto Ex-votos das Américas é uma das mais importantes para os pesquisadores.
O roteiro que ele e sua equipe fizeram incluiu a Cidade do México e Nativitas, para documentação nos santuários de Guadalupe e San Miguel del Milagros, e visitas a museus que possuem acervos ex-votivos.
Acompanharam o professor José Cláudio, nessa viagem de prospecção intelectual, as pesquisadoras Aila Canto e Genivalda Cândido.
Genivalda Cândido enviou enviou algumas das fotos que a equipe fez no Santuário de Chalma e no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.
Santuário de Chalma

Ex-Votos S.N.S (4)

Ex-Votos S.N.S (22)Ex-Votos S.N.S (25)   Ex-Votos S.N.S (27) Ex-Votos S.N.S (28)

Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe

Santuário de N.S.Guadalupe004Santuário de N.S.Guadalupe015Santuário de N.S.Guadalupe018Santuário de N.S.Guadalupe020Santuário de N.S.Guadalupe025Santuário de N.S.Guadalupe026Santuário de N.S.Guadalupe035Santuário de N.S.Guadalupe036Santuário de N.S.Guadalupe039Santuário de N.S.Guadalupe051Santuário de N.S.Guadalupe054Santuário de N.S.Guadalupe057Santuário de N.S.Guadalupe065Santuário de N.S.Guadalupe067Santuário de N.S.Guadalupe088Santuário de N.S.Guadalupe089Santuário de N.S.Guadalupe093Santuário de N.S.Guadalupe094Santuário de N.S.Guadalupe098Santuário de N.S.Guadalupe099Santuário de N.S.Guadalupe109Santuário de N.S.Guadalupe124Santuário de N.S.Guadalupe129Santuário de N.S.Guadalupe133

Veja também outras impressões sobre o Projeto Ex-votos das Américas do México: Primeiras incursões. Por Natália Marques.
E conheça o:
O site do Ex-votos das Américas

9 comentários sobre “Projeto Ex-votos das Américas

  1. Embora já adentrado na idade – passei dos 80 – continuo um estudante. E o tema Ex-votos muito me atrai. Parabéns pelo trabalho e pelo blog que informa.

    Curtir

  2. Saudável informações como essas na internet. Faço História, em Santa Catarina, e fiquei absorvido pelo tema.

    Curtir

  3. O professor Cláudio deveria falar mais sobre a pesquisa. O blog divulga mas não há nenhuma análise do chefe da equipe nem de suas comandadas.

    Curtir

  4. Fiz uma vez uma viagem assim, de estudos. Quando fazemos algo dessa monta sentimos prazer em explicar para o público como foi a aventura. Os três pesquisadores poderiam ter aproveitado a oportunidade para falar de suas experiências.

    Curtir

  5. Achei o assunto muito interessante. Gostaria de saber mais, acho que os pesquisadores poderiam ter explicado mais o que significa uma viagem de estudos dessa.

    Curtir

Deixe um comentário