Estudante da UFRB é premiado no Festival de Cannes

A jornalista Claudia Correia nos informa que Rodrigo Rybeiro, 25 anos, e que cursa o segundo semestre de Cinema na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira, teve seu trabalho reconhecido na França.

Cartaz do filme Cantareira

O curta-metragem Cantareira, do paulista Rodrigo Rybeiro foi premiado na 74ª edição do Festival de Cannes 2021, realizada de 6 a 17 de julho, na França, empatado, no terceiro lugar da mostra competitiva reservada a estudantes, a Cinéfoundation.

Théo Degen; Yoon Daewoen; Carina-Gabriela Dasoveanu e Rodrigo Rybeiro – foto: divulgação do
Festival de Cannes

O filme brasileiro aborda questões socioambientais a partir da vivência de um jovem, dividido entre o campo e a cidade. O estudante dividirá os 7.500 mil euros da premiação com o romeno Love stories on the move, de Carina-Gabriela Dasoveanu; L´enfant salamandre, do belga Théo Degen, e Cicada, de Yoon Daewoen (Coreia do Sul), que conquistaram, respectivamente, a primeira e a segunda colocação.  

Rodrigo Rybeiro – foto Mathilde Gardel

Rodrigo Rybeiro, 25 anos, cursa o segundo semestre de Cinema na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira. O filme premiado é o seu trabalho de conclusão do curso de técnico em direção cinematográfica, da Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, que terminou em 2019. Ele assina o roteiro, direção, montagem e até desenho de som da obra e ficou entre os 17 finalistas, do total de 1.835 inscritos vinculados a 490 escolas de cinema.

Sobre a inspiração para o enredo Rodrigo diz que partiu de sua experiência quando viveu no centro de São Paulo, aos 16 anos, vindo da Serra da Cantareira, no norte paulistano. Levou em conta também a vivência dos migrantes que conheceu e os contrastes entre a vida no campo e na cidade.

 “Foi um grande aprendizado para todo mundo, uma escola muito forte de produção, eu acho que esse prêmio só vem para brindar tudo que a gente se dedicou, tudo que a gente botou o coração para fazer”, afirmou.

Texto de Claudia Correia – clique e veja outros textos da jornalista neste blog


3 comentários sobre “Estudante da UFRB é premiado no Festival de Cannes

  1. Parabéns ao Rodrygo. Está honrando o cinema baiano que sempre teve protagonismo no cenário nacional. A Bahia já deu ao Brasil cineastas como Glauber Rocha, Aecio de Andrade, Roberto Santos, Fernando Coni Campos, Orlando Senna e outros que não me lembro. Segue em frente, cineasta, o recôncavo é inspirador e rico em histórias.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s