Ao comemorar 141 anos, Santo Antônio de Jesus ganha um importante filme

A jornalista Claudia Correia escreve sobre o lançamento que ocorre nesta sexta-feira, 28 de maio, no canal Tau Tourinho, no YouTube, às 21 horas

Cena do filme – foto SAJ

Ao completar 141 anos de sua emancipação política, a “Capital do Recôncavo” ganha o filme documentário intitulado “Marco Zero Santo Antônio de Jesus” (30 minutos), dirigido pelo cineasta Tau Tourinho, que faz um apanhado histórico do processo de povoação do território onde futuramente surgiria o núcleo urbano inicial de Santo Antônio de Jesus. Desde que o Padre Matheus Vieira de Azevedo construiu um oratório dedicado a Santo Antônio, em meados do século XVIII até os dias atuais, inúmeras transformações ocorreram para que o local, hoje Praça Padre Mateus, fosse reconhecido como o marco zero da cidade.

Tau Tourinho – foto SAJ

O filme “Marco Zero Santo Antônio de Jesus” é estruturado a partir de imagens de arquivo, fotografias e gravuras, textos antigos e atuais, depoimentos de moradores, encenação, takes de filmes, efeitos sonoros etc. Toda a concepção, envolvendo montagem e o tratamento artístico, é feita pelo filho da terra, Tau Tourinho (UFRB); a encantadora música, feita especialmente para o filme, é de autoria de Lucas Virgolino (UFMG); o filme tem o toque especial do editor, colorista e artista visual Danilo Martins (UFRB); e a consultoria histórica de Edinelia Mª Oliveira Souza (UNEB). Portanto, trata-se de um trabalho feito por uma forte equipe, que deu seu melhor para a realização desse projeto.

O Campus V da UNEB de Santo Antônio de Jesus, através do seu Mestrado em História Regional e Local e do Centro de Documentação e Memória, bem como a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, são importantes apoiadores do projeto. Mesmo com limitações orçamentárias por conta da pandemia, foram sensíveis e contribuíram com recursos destinados à finalização do filme e à sua disponibilização gratuita na internet, ação que tem como propósito tornar o documentário um instrumento didático para as redes de ensino e para a difusão de conteúdo histórico para a população em geral.

Convidamos para a grande estreia desse filme documentário que vai ficar para a história da Cidade das Palmeiras.


Um comentário sobre “Ao comemorar 141 anos, Santo Antônio de Jesus ganha um importante filme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s