Projeto de descarte de resíduos beneficia comunidade do Binóculo

A jornalista Claudia Correia, em mais uma ótima colaboração ao blog, traz novidades do Binóculo, no bairro da Federação, em Salvador.

Parceria com entidades prevê Educação Ambiental com moradores

A parceria entre o Conselho de Moradores, o Centro Educacional Edgard Santos e o Instituto Steve Biko, deu início ao projeto de requalificação do ponto de descarte de resíduos sólidos urbanos da comunidade do Binóculo, no bairro da Federação, em Salvador.

 O projeto prevê a requalificação do espaço a partir da assistência técnica junto à comunidade do Binóculo, de forma participativa e vai reformar as instalações construídas por demanda espontânea da comunidade em 2009. Com cerca de 3.000 moradores, é uma área muito valorizada pela sua localização, entre a Rua Caetano Moura e a Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale da Garibaldi).

Além da reforma do ponto de descarte de resíduos sólidos, está programada a reconstrução do canteiro que fica da parte posterior das baias, reconstrução do muro de pedra, construção de uma nova cobertura para área de convivência e instalação de cesta para descarte de resíduos recicláveis.

Na fase atual do projeto, a documentação está sendo providenciada para requerer o atestado de viabilidade técnica da Limpurb e licença da Prefeitura para o início das obras.

Já o Programa de Educação Ambiental vai sensibilizar e conscientizar a comunidade local quanto ao manejo adequado dos resíduos sólidos gerados e descartados. Serão promovidas ações em conjunto com a comunidade, para debater e trocar conhecimentos e informações que garantam o uso eficiente do ponto de descarte requalificado, melhorando assim a qualidade de vida e bem-estar.

Segundo Edson Antonio, do Conselho de Moradores, o projeto vai melhorar a qualidade de vida na comunidade. “O primeiro aspecto é a saúde da população, estamos contribuindo para diminuir os vetores que transmitem doenças, como a meningite, através de ratos e pombos. Além disso, o vínculo entre os moradores será fortalecido e o espaço urbano valorizado”, afirma.

Claudia Patricia Diniz Correia

Assistente social Cress 1.777 5a Região/Ba

Jornalista 3284 DRT-Ba

(71) 99158-8900

Fotos: Edson Silva


Um comentário sobre “Projeto de descarte de resíduos beneficia comunidade do Binóculo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s