Memorial Irmã Dulce: nova peça do acervo mostra amor da santa pelo Ypiranga

Nerivaldo Almeida, autor da obra, com a imagem de Irmã Dulce

Canonizada em 13 de outubro do ano passado, a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres ganhou uma nova escultura, esculpida em cerâmica pelo advogado e artista plástico Nerivaldo Almeida, em que Ela está segurando, num dos braços, a camisa do Ypiranga, seu time do coração.

Uma imagem da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, revelando todo o amor que a jovem Maria Rita Lopes Pontes e, posteriormente, a religiosa Irmã Dulce tinham pelo Esporte Clube Ypiranga, é a nova peça do acervo do ‘Memorial Irmã Dulce’.

Feita em cerâmica, com 40 centímetros de altura, ela foi doada pelo seu autor, o advogado e artista plástico baiano Nerivaldo Sebastião de Almeida, 73 anos, em recente solenidade realizada nas dependências das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), localizadas em Roma, na Cidade Baixa.
Diferentemente das outras esculturas já conhecidas do grande público, nesta o ‘Anjo Bom da Bahia’, embora modelado com o tradicional hábito azul e branco, tem num dos braços a camisa ypiranguense, nas cores amarela e preta em listras verticais.
Nerivaldo ressaltou, em breves palavras, o “declarado amor” da adolescente Maria Rita pelo Ypiranga e a sua admiração pelo craque Apolinário Santana, o ‘Popó’ –apontado, na época, como um dos maiores jogadores brasileiros –, seu ídolo. “Era uma vibrante torcedora, desta de ir, nas tardes de domingo, ao antigo campo da Graça (estádio Arthur Moraes), acompanhado do pai, o dentista Augusto Lopes Pontes, assistir aos jogos da equipe”, declarou um emocionado Nerivaldo, ao explicar a opção desta temática para o seu trabalho.
A museóloga Carla Silva abriu os trabalhos e, em seguida, falaram os gestores da Osid, Sérgio Lopes (este representando a superintendente Maria Rita Pontes) e Márcio Didier, o monitor do ‘Memorial Irmã Dulce’, Ronaldo Castro, o presidente Valdemar Silva, do Ypiranga, além do autor da obra.
Dentre outras pessoas, também participaram do evento Diana Almeida, esposa de Nerivaldo, o vice-presidente ypiranguense Florisvaldo Gonçalves, os ex-presidentes Bernardo Improta e José Gonçalves – amigo de Irmã Dulce e médico voluntário, por muito tempo, do Hospital Santo Antônio – os conselheiros Carlos Humberto Santos e Ivan Lima e diversos torcedores, alguns deles vestindo camisas do clube.

Instantes antes do início da solenidade
Conselheiro Ivan Lima (Ypiranga), Sérgio Lopes (Osid), Nerivaldo Almeida, Valdemar Silva, Márcio Didier (Osid) e o ex-presidente do Ypiranga José Gonçalves (sentado)
Presidente do Ypiranga Valdemar Silva, e Nerivaldo Almeida , autor da obra
Presidente Valdemar Silva, Nerivaldo Almeida e o ex-presidente ypiranguense Bernardo Improta
Nerivaldo Almeida e a imagem da santa

Texto do jornalista e delegado de Polícia, torcedor do Ypiranga, Antônio Matos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s