Desta quinta-feira a domingo (2 a 5 de maio) será realizada a Feira Literária Internacional da Praia do Forte (FliPF). Um dos destaques é o lançamento do livro A Mulher da Guarda, de autoria da escritora chilena Sara Bertrand. Que nos traz a informação é Antônio Matos, que lançou recentemente o livro Heróis de 59. Ambos os livros são da Editora Solisluna.
Com curadoria da escritora e poeta Alice Ruiz, esta é a primeira edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte (fica a 80 Km do Centro de Salvador), no litoral norte da Bahia.
Confira as informações de Antonio Matos:

Se você já se programou para participar da primeira edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FliPF),em Mata de São João, no período de 2 a 5 de maio, não pode perder o lançamento do livro A Mulher da Guarda, da escritora chilena Sara Bertrand.
Ele acontecerá durante o evento: nos dias 4, sábado, às 18 horas, no Hotel Vila dos Corais, com leitura comentada pela autora de trechos do livro, e 5, domingo, às 10 horas, na ‘Espaço Baleia Jubarte’, após mesa sobre literatura infantojuvenil e a arte de contar histórias.
Publicada originalmente pela colombiana ‘Babel Libros’, a ‘Solisluna Editora’ e o ‘Selo Emília’ assinam a edição da obra no Brasil. A entrada é franca. O preço do livro no lançamento é de 50 reais.
Sobre o livro

Destinado ao público infantojuvenil, com ilustração de Alejandra Acosta e publicado no Brasil pela ‘Solisluna Editora’ e ‘Selo Emília’, o título recebeu em 2017 o Prêmio ‘New Horizons/Bologna Ragazzi’, da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, na Itália.
Em capa dura e com 96 páginas – 70 de texto, recheado de realidade e poesia, e oito duplas de ilustrações, que marcam o início e o final do livro – a obra narra a história da garota Jacinta, que não tem anjo da guarda e sim uma mulher, que viaja num cavalo azul e que sempre lhe protege. Após a morte da mãe e ainda sem entender direito o que aconteceu, Jacinta fica preocupada como ela irá respirar no caixão. Suas tias, entretanto, afirmam que o melhor é que a menina vá cuidar dos irmãos.
O livro é inspirado na história de Achi Chokyi Drolma e faz parte da tradição popular tibetana, onde uma avó amorosa e protetora – ancestral direta do fundador da linhagem Drikung Kagyu e cheia de poderes de cura – percorre distâncias a cavalo, entre as montanhas e desfiladeiros do Tibete, com muita rapidez, por não querer deixar de ajudar quem precisa dela, por mais longe que seja.

A escritora Sara Bertrand mora em Santiago e estudou História e Jornalismo na Universidad Católica de Chile, onde ministra o curso ‘Apreciação estética dos livros juvenis’. Trabalhou em jornais, rádios e revistas e ganhou bolsa de criação literária do Conselho Nacional da Cultura e das Artes, com ‘Cuentos inoxidables’, e da Fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano, com ‘Los acordes del mandinga’.
Tem publicações na França, Colômbia, Equador, Bolívia, México, Venezuela e Espanha. Sua novela juvenil ‘Ejercicio de supervivência’ foi traduzida para o francês.
A ilustradora, designer e ilustradora Alejandra Acosta reside também em Santiago e, em paralelo a este trabalho, dá aulas na disciplina “Oficina de ilustração”, na Universidad del Desarrollo e na Universidad del Pacífico. É professora de “Gestão e produção de publicações ilustradas”, no curso de especialização da Pontifícia Universidad Católica. Alejandra ganhou a ‘Medalha Colibrí’ do IBBY Chile, na categoria Ilustração.

CONTATOS
Sara Bertrand: Tel. 56-97579-9686 (WhatsApp)
E-mail sarabertrand@gmail.com
Solisluna Editora: 55-71-3379-6691 e 71-99964-4817
Assessoria do Instituto (Emília): Tel. 11-99121-5044
E-mail pri.brossi@gmail.com