Psicóloga baiana lança neste sábado o seu primeiro livro

O incansável colaborador deste blog, o jornalista e delegado de polícia Antônio Matos anuncia o lançamento do livro de Fátima Santa Rosa, psicoterapeuta há mais de 30 anos. Confira o texto de Matos:

‘Perdidos & Achados: entre a escuta poética e a psicoterapia’ é o nome do primeiro livro da psicóloga baiana Fátima Santa Rosa, a ser lançado, com muita poesia, neste sábado (18), às 17 horas, na Casa Guió, na Rua Odilon Santos, bairro Rio Vermelho, em Salvador.

Graduada em 1986, pela Universidade Federal da Bahia, a autora traça paralelos entre o trabalho da psicoterapia e a escuta poética, aberta à transformação, ao inusitado desconcertante e surpreendente, que pode se revelar nas/das entrelinhas do supostamente conhecido.

Fátima explicou que a poesia é convidada de honra  – durante o evento, haverá dizedores de versos – e apresentada como recurso e possibilidade de se produzir o que psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung chamou de a coisa eficaz: uma experiência transformadora/renovadora.

O texto nasce do pensamento-fantasia – caminho intermediário – e é composto de fragmentos, que conversam entre si e convidam a uma leitura interativa. “A importância da reflexão sobre o processo de escutar é a respiração deste livro”, ressaltou.

Analista junguiana, formada pelo Instituto de Psicologia Analítica da Bahia, Fátima Santa Rosa, psicoterapeuta há mais de 30 anos, é também membro-analista da Associação Junguiana do Brasil (AJB) e da International for Analytical Psychology (IAAP).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s