Passeio histórico e cultural pelo Museu de Arte Sacra da UFBA

A TV UFBA faz um passeio pelo valioso patrimônio histórico e cultural que é o Museu de Arte Sacra da UFBA (MAS) para apresentar um pouco de sua história e mostrar imagens de seu rico acervo, de sua bela arquitetura e a vista que oferece para a Baía de Todos os Santos.

Instalado no antigo Convento de Santa Teresa, o museu foi inaugurado em 1959 pelo primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia, Edgard Santos, através de um convênio estabelecido com a Arquidiocese de Salvador, agora renovado por mais 60 anos, num claro reconhecimento a sua importância artística e científica.

Hoje o MAS abriga a maior coleção de arte sacra do país, além de contribuir para a difusão do conhecimento por meio de cursos, pesquisas e visitações, que chegam, em média, a cinco mil por ano.

O museu e seu acervo são tombados como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1983.

Neste vídeo, veja também as entrevistas com Francisco Portugal Guimarães, diretor do MAS,

e com José Cláudio Alves de Oliveira, professor de Museologia da UFBA.

A ficha técnica, produção e reportagem do vídeo são de Gisele Santana e Laila Nery. A produção operacional é de Dan Hudson. Produção de linha, Karina Serra; imagens, Dan Hudson e Victor Mota. Edição, Victor Mota. Operador de som, Nattan Cerqueira. Assistente de produção, Caíque Matos. Arte e videografismo, Nívia Anunciação. Coordenação, Mariluce Moura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s