Jornalista Antônio Matos ​homenageado pela ABCD

Jornalista Fernanda Matos e Antônio Matos

Antônio Matos e secretário de Comunicação Social de Salvador, Paulo Alencar

Ex-presidente da entidade, o jornalista Antônio Matos, foi homenageado na sexta-feira (7 de abril), ‘Dia do Jornalista’, pela Associação Bahiana de Cronistas Desportivos (ABCD), com uma placa que registra a honra do esporte baiano em contar com o seu talento e dedicação profissional. “Para sempre em nossa memória ficarão marcadas a sua contribuição e a sua história de luta pela valorização do esporte”, diz a inscrição.

A solenidade foi realizada na sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, e antecedeu à palestra do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Domingos Meirelles sobre ‘As relações entre a mídia e o poder. A censura sobre a imprensa e o poder Judiciário’.

Colaborador deste blog,  Matos foi colunista e primeiro editor de esportes da ‘Tribuna da Bahia’, redator, colunista e editor esportivo do hoje extinto ‘Diário de Notícias’, e correspondente em Salvador da ‘Manchete Esportiva’. Trabalhou também, em duas oportunidades, no departamento de esportes da Rádio Cruzeiro, como repórter, na época comandada por José Ataíde e, na função de comentarista, quando a equipe já era chefiada por Armando Chaves.

Tem também artigos esportivos assinados em ‘A Tarde”, ‘Tribuna da Bahia’, ‘Correio’ e ‘Massa !’ e postados nos sites ‘Política Livre’ e  ‘Bahia Já’. Ex-vice presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), está finalizando o livro ‘Heróis de 59’, contando a história da conquista da I Taça Brasil pelo Bahia.

O evento, que teve o apoio  do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias de Comunicação Social e de Turismo; da Federação Bahiana de Futebol, Central de Comunicação, Laboratório de Notícia e ABI, homenageou ainda os seguintes cronistas esportivos: Ary Pacheco, Ari Moura, Antônio Tillemont, Antônio Pastore, Carlos Santana, Cláudio Roberto, Cleuza Duarte, Cristóvão Rodrigues, Chico Queiroz, Darino Sena, Djalma Costa Lino, Dito Lopes, Espedito Magrini, Edmílson Ferreira, Édson Almeida, Elizeu Godoi, Gabriel Saraiva, Heloísa Braga, Isaura Maria, Ivanildo Fones, Itajahy Pedra Branca, Ivan Pedro, José Osvaldo, José Eduardo, José Ataíde, Jorge Samartin, Juliana Guimarães, Jorge Vital de Lima, Jorge Allan, José Maria, João Borges, José de Oliveira, Jair Cezarinho, Mário Freitas, Manuel Messias, Marco Aurélio, Martinho Lélis, Nílton Nogueira, Oldemar Seixas, Patrícia Abreu, Paulo Cerqueira, Paulo José, Raimundo Ruy, Renato Lavigne, Silva Rocha, Sílvio Mendes, Salomão Batista, Tiago Mastroiane e Waldemar Vidal.

Texto de Maurício Matos
Fotos de Joseanne Guedes

2 pensamentos sobre “Jornalista Antônio Matos ​homenageado pela ABCD

  1. Muito auspiciosas as homenagens, em especial ao meu mais novo amigo Antonio Matos, a Paulinho Cerqueira (pelo que não cansava de assistir seus comentários na TVE), bem como, todos os outros bambas que elevaram a radiofonia baiana, porque o que fazemos em vida eco na eternidade (aut si quid est in vita in aeternum resonat. Mas também não deixei de notar a ausência do grande Domingos Souza (Tribuna da Bahia), meu companheiro de bar e porque não dizer de copo, relegado ao ostracismo por conta da sua paixão etílica. Um abraço a todos os agraciados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s