Dia do Jornalista com suspensão e demissão de profissionais

Instituído em 7 de abril de 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830, o Dia do Jornalista é marcado por reflexões e certeza de que a luta é árdua para o respeito dos profissionais dessa categoria. Uma prova disso é o que se passa com a presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Marjorie Moura.

A jornalista trabalha em A TARDE (ex-maior jornal da Bahia, destruído pela terceira geração de fundadores da empresa, como este blog já afirmou em outras publicações) há 23 anos.

Por ter se manifestado no correio interno da empresa contra a falta de segurança nas dependências internas do jornal, recebeu da diretoria uma suspensão de dois dias de trabalho.

Absurdo? Sim, um absurdo, principalmente porque no caos em que está a empresa qualquer pessoa pode ter acesso à redação.

Importante registrar que a empresa não tem honrado seus compromissos com seus profissionais. Até agora não pagou o 13º salário de 2016, as férias e há 3 meses ninguém recebe o tíquete-refeição, embora o desconto seja feito no salário. A desorganização atinge também os planos de saúde e odontológico.

A empresa A TARDE desde o mês de julho do ano passado demite funcionários sistematicamente (não demitindo em massa para enganar o Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público do Trabalho) sem pagar as rescisões e a multa de 40% das demissões.

A seguir, outros itens para reflexão nessa data. A imagem destacada é do site Casa dos Focas:

Ser jornalista é assumir missões, lidar com frustações, bater de frente com o fake news e muito mais

O que é ser jornalista? Amigos da comunicação definem a profissão. Leia mais…


7 comentários sobre “Dia do Jornalista com suspensão e demissão de profissionais

  1. Parabéns Bomfim. Seus textos sempre incisivos que nos levam à reflexão sempre, sobre este triste momento de nosso país.

    Curtir

  2. São lamentáveis esses acontecimentos com os jornalistas. Aqui em Curitiba está acontecendo a mesma coisa. O grande Jornal A Gazeta do Povo, está deixando de circular diariamente, como sempre foi.

    Curtir

  3. Pingback: Falandonalata1
  4. Lamentável Bomfa!! Soube pelo zap por Duda Tawil, lembra? e fiquei estarrecida!
    Isto é um absurdo!!
    Abs,
    Leiloca.

    Curtir

  5. Prezado amigo!

    Muitos “cliks” pra você em especial🎈 e a todos os jornalistas que contam as notícias,🎬 através de texto✏, imagens📷, reportagens 📹🎤ao vivo, dedicando suas vidas em prol da humanidade🌍… até arriscando🚁✈🚣 a própria vida! Se imaginassemos 🙈🙉🙊nossas vidas sem vocês seria muito sem graça, tudo em branco 💭◻🌚📑📖📔💬…! Mas desejo mesmo muito trabalho na TV, Jornais, Rádios, livros, Internet para o dia nascer feliz! Parabéns !🎈👏🎂🎼🍻🍸🍷🍬💐.

    Abraçaço e muitos 😚👄👄👄, amigo Bonfa!

    Curtir

Deixe um comentário