Reconhecida como Ponto de Memória, Catrop realiza 4ª Roda de Conversa sobre Tropeirismo

roda-de-conversa-2017

A Organização Não-Governamental Carreiro de Tropa (Catrop) promove sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de fevereiro, a 4ª Roda de Conversa sobre Tropeirismo. Com o tema “Tropeirismo: Museu, Memória e Patrimônio”, a atividade terá como sede a Casa Memorial Régis Pacheco e vai celebrar os 10 anos de fundação da Catrop, instituição cultural sediada em Vitória da Conquista e dedicada à preservação e valorização do tropeirismo e do patrimônio cultural regional. A ocasião também servirá para celebrar o reconhecimento da entidade como Ponto de Memória do Tropeirismo, outorgado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pela Organização dos Estados Ibero–americanos (OEI).

Na sexta-feira, 17, a partir das 18 horas, serão abertas ao público as exposições “J. Murilo – eu sou um tropeiro das artes” e “Humanas idades do sertão”.

Em seguida, será proferida a conferência “Museu, Museologia e Convergências”, por José Cláudio Alves de Oliveira (Professor, Doutor pela UFBA). Segue-se debate e comentários com o José Luís Caetano da Silva (Professor, Mestre pela UESB); e com a professora Valquíria Fernandes, Diretora do Museu Regional de Vitória da Conquista. O debate é aberto ao público. A noite será encerrada com a apresentação musical do Movimento Violão Clássico, integrado pelos concertistas Paulo Francisco e Rômulo Aurélio e pelos professores Carlos Porto e Geslaney Brito.

No sábado, a programação começa às 14 horas, com a chegada de tropeiros de diversas localidades de Vitória da Conquista e municípios vizinhos. Depois, tem a Roda de Conversa, com lançamento do Museu Virtual do Tropeirismo de Vitória da Conquista, seguida de um café tropeiro. Logo após, será realizado o lançamento de livros e bate-papo com Isnara Pereira Ivo (Professora, Doutora pela UESB); de José Cláudio Alves de Oliveira; e de José Luís Caetano da Silva.

Também haverá a apresentação da peça teatral “Tudo segue o tempo: Memória, Tropeirismo e Poesia”. O encerramento da Roda de Conversa será com a apresentação dos violinistas, violeiros e contadores de causos Dorinho Chaves, Manno di Sousa, Papalo Monteiro, Walter Lages e Jhesus Oliveira.

O evento é apoiado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia do Ministério da Cultura, através do Programa Pontos de Memória, e pelas Prefeituras Municipais de Vitória da Conquista e Barra do Choça. Conta ainda com a parceria da Casa Memorial Governador Régis Pacheco, da Cia Kagemi e do Núcleo de Estudos de Comunicação, Culturas e Sociedades (NECCSOS/UESB).

Dúvidas: carreirodetropa@gmail.com
Link da Página da Catrop no Facebook:
https://www.facebook.com/Catrop
Link do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/418008225203904/
Blog: https://carreirodetropa.wordpress.com
Telefones: (77) 3421-7725/ (77) 98855-3364

5 pensamentos sobre “Reconhecida como Ponto de Memória, Catrop realiza 4ª Roda de Conversa sobre Tropeirismo

  1. Fiquei muito contente com esta notícia, caríssimo amigo Bomfim, a nossa querida Conquista sempre se preocupando com sua memória cultural. Mando-lhe um cordial abraço.

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s