Filarmônica Minerva Cachoeirana comemora 139 anos

Foto Thainá Dayube

Foto Thainá Dayube

Foto Thainá Dayube

Foto Thainá Dayube

Festividades contam com parceria da Rede de Projetos Orquestrais
A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana comemora no dia 10 de fevereiro 139 anos de fundação. Para comemorar a data a programação inclui oficinas de formação para os integrantes da filarmônica com músicos do Neojibá, sábado (11) o dia todo, e domingo (12), pela manhã, no Cine Teatro Cachoeirano, em Cachoeira (A distância em linha reta entre Salvador e Cachoeira é 65.27 km, mas a distância de condução é 133 km).
No sábado (11), às 21h, no Jardim Grande, em Cachoeira, a Minerva realiza concerto gratuito, aberto ao público, junto com o Quinteto de Metais do Neojibá. Os maestros Clarício Marques e Felisberto Souza farão a regência da filarmônica.
A intenção é promover a troca de experiências entre os músicos e divulgar o trabalho das duas instituições na preservação da rica tradição musical da Bahia.
O evento tem o apoio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e Prefeitura Municipal da Cachoeira-Secretaria de Cultura. A Minerva é a única filarmônica do Recôncavo presente na rede, onde representa a região que que conta com a maior concentração de filarmônicas ativas do estado.
Parceria
A parceria entre a Minerva Cachoeirana e a rede pretende valorizar a formação de jovens músicos, além de difundir a tradicional cultura musical das filarmônicas junto ao público, em particular no interior do estado.
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojibá tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, é o primeiro programa governamental inspirado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. O Neojibá é uma ação da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e sua gestão é realizada pelo Instituto de Ação Social pela Música – IASPM, entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social.
A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana foi fundada em 10 de fevereiro de 1878 pelo Maestro Eduardo Mendes Franco e coleciona prêmios em festivais e apresentações em eventos cívicos e religiosos na Bahia como a festa da Irmandade da Boa Morte e o cortejo do 2 de julho. A instituição, que é Ponto de Cultura (MinC), mantém a Escola Alcides Santos, atendendo 50 jovens e adolescentes de 8 a 17 anos e realiza projetos culturais para dinamizar a formação musical na região.
Contatos: Roberto Franco(Presidente da Minerva Cachoeirana). Telefone (71) 98830-9477
Mais informações: página do facebook: “Minerva Cachoeirana – os sons de Filarmônica desde 1878” e no site  http://neojiba.org/
Minerva Cachoeirana: 139 anos de história e tradição
Por Claudia Patricia Diniz Correia*
As filarmônicas são parte do Patrimônio Cultural da Bahia. Dentre as mais tradicionais em atividade no estado, se destaca a Minerva Cachoeirana, mantida pela Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, e fundada no dia 10 de fevereiro de 1878 pelo maestro Eduardo Mendes Franco. A Minerva é Ponto de Cultura (MinC) e coleciona prêmios em festivais e apresentações em eventos cívicos e religiosos na Bahia, como a festa da Irmandade da Boa Morte e o cortejo da Independência do Brasil na Bahia,  2 de julho.
Com 139 anos de história, a Minerva Cachoeirana já participou do Festival de Filarmônicas do Recôncavo em São Felix, sendo consagrada campeã por duas vezes.
Também esteve como convidada especial na Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) em 2015 e 2016, além de outros eventos, como o “Painéis Funarte de Bandas”, em Cachoeira, e o “Encontro de Filarmônicas”, promovido pelo maestro Fred Dantas e a capacitação promovida pelo Neojibá, em 2016, no Teatro Castro Alves.
Com o objetivo de elevar o nível cultural, educativo e artístico da comunidade, a Minerva Cachoeirana mantém uma escola de música que atende jovens e adolescentes de 8 a 18 anos. A Escola Alcides Santos oferece aulas teóricas e práticas gratuitas para cerca de 60 alunos. A entidade também dispõe de um dos mais ricos acervos de partituras da Bahia, com mais de 450 peças musicais, muitas inéditas. Atualmente, sob a regência dos maestros Clarício Marques e Felisberto Souza, a Filarmônica Minerva Cachoeirana possui 55 integrantes.
Histórico
Segundo informações da Secretaria Estadual de Cultura (http://www.cultura.ba.gov.br), flautas, trompetes, fagotes, tubas, sax e trompas são alguns dos instrumentos utilizados pelas filarmônicas. Elas podem comportar mais de uma centena de músicos, geralmente executam um repertório de música erudita e costumam se apresentar em grandes auditórios, além de festas religiosas e profanas.
Também chamadas euterpes ou liras, as filarmônicas começaram a se formar no Brasil após a chegada de D. João VI ao país. A primeira filarmônica criada no estado da Bahia foi a Sociedade Filarmônica Erato Nazarena (ainda atuante), fundada em 1863, a partir do retorno dos soldados carabineiros originários da cidade de Nazaré, que lutaram durante a Guerra do Paraguai.
*Caros, fiz esse texto para enriquecer a cobertura dos 139 anos da Minerva. 
Claudia Patricia Diniz Correia
Assistente social Cress 1.777 5a Região/Ba
Jornalista 3284 DRT-Ba
(71) 99158-8900

Um pensamento sobre “Filarmônica Minerva Cachoeirana comemora 139 anos

  1. Muito bom!

    A filarmônica é um bom exemplo da memória e qualidade cultural que a linda cidade de Vitória da Conquista tem, dentre tantas outras maravilhas, a família Oliveira. No semestre passado, tive aula com uma professora de lá, jornalista, Mary Weinstein. Ela está elaborando um projeto com vídeos sobre a memória presente nas edificações (casas antigas) de Conquista. Passou um recorte na aula. Muito bom, lembrei de vocês, conquistenses, todos. Quando ela apresentar mais sobre, lhe aviso,

    * Genivalda Cândido.* *Museóloga. Mestra em Museologia pela UFBA.* *Linha de Pesquisa – Patrimônio e Comunicação. * *Integrante dos Grupos de Pesquisas: GREC/NPE e GREM.* *http://lattes.cnpq.br/3393201419523953 *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s