Ponto de Cultura Minerva Cachoeirana marca presença na Flica

minerva-cachoeirana-outubro-2016-2

Filarmônica realiza programação cultural inédita

Com 138 anos de tradição, a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana apresenta uma programação especial para a 6ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) de 13 a 16 de outubro.

Com uma agenda cultural inédita, a Minerva inaugura na sexta-feira (14) às 15h, na sua sede, Praça Barão do Rio Branco 1, Cachoeira, a mostra “Filarmônica Minerva Cachoeirana: patrimônio cultural”. O evento, organizado pela diretora Claudia Correia e pelos estudantes de Artes Visuais (UFRB) Silvia Leme e Igor Marques, vai expor fotos, troféus, instrumentos musicais, vídeos, partituras, fardas da banda e trabalhos acadêmicos, que contam a história da centenária filarmônica. O objetivo da mostra é contribuir para preservar a memória da instituição e valorizar o trabalho dos maestros, músicos e diretores.

Na solenidade, será inaugurada a placa alusiva ao Ponto de Cultura Minerva Cachoeirana, quando será prestada uma homenagem ao ex-músico e diretor da Minerva Raimundo Vanderlei de Oliveira, falecido em fevereiro. A mostra ficará aberta para visitação do público de 14 a 16 de outubro, de 14 às 19h30.

No sábado (15), às 15h, em homenagem ao Dia das Crianças, haverá um lanche e visita guiada à mostra, para os alunos da Escola de Música Alcides Santos, mantida pela Minerva, que oferece formação musical, gratuitamente, a adolescentes e jovens da região.

A Minerva fará também um desfile nas ruas de Cachoeira dia 15, a partir das 17 horas (a confirmar), partindo da sua sede. Um estande da instituição será montado na Rua 28 de junho, onde será vendido o CD da Minerva, produzido em 2013.

Ponto de Cultura

O Projeto Ponto de Cultura foi criado em 2004 pelo Ministério da Cultura (MinC) com o objetivo de dar à sociedade civil a responsabilidade de impulsionar ações culturais e artísticas nas comunidades, ao mesmo tempo em que descentraliza os investimentos em cultura no Brasil. Na Bahia, existem 272 pontos de cultura nos 27 territórios de identidade do estado.

Para o presidente da Minerva, Roberto Franco, o reconhecimento da Minerva como Ponto de Cultura é mais uma conquista para a instituição. “Queremos preservar a memória da filarmônica, dinamizar as ações de educação patrimonial e incentivar a juventude do Recôncavo para mantermos viva nossa tradição musical”, afirmou.

Contatos: Roberto Franco (Presidente): Tel: (71) 98830-9477 Claudia Correia (Diretora): (71) 99158-8900

3 pensamentos sobre “Ponto de Cultura Minerva Cachoeirana marca presença na Flica

  1. Muito legal esta divulgação da cultura, especialmente das filarmônicas, é imprescindível para o crescimento além de despertar o interesse especialmente dos jovens. Amo filarmônica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s