Paulão Ludovico, amigo dos tempos do Colégio Batista Conquistense

Paulo Ludovico Flores Costa Blog do Anderson

Paulo Ludovico Flores Costa – Foto Blog do Anderson

Na sexta-feira, 8 de julho, minha irmã Glória me informa que Paulo Ludovico Flores Costa morrera naquela manhã. Paulão, como era carinhosamente chamado por alunos e colegas da Fainor (Faculdade Independente do Nordeste), em Vitória da Conquista, tinha 60 anos, no tempo de agora pouca idade para partir, mas essa partida não é decidida dessa forma, como sabemos.

No Blog do Anderson você lê mais sobre Ludovico.

Ele escrevia regularmente naquele veículo. Clique e leia algumas de suas crônicas.

Pelo que fala minha irmã, Paulão Ludovico continuava o mesma cara alegre de quando fomos colegas no Colégio Batista Conquistense (que não existe mais). No início de 75 a turma se separou, com o objetivo de fazer vestibular alguns foram para São Paulo, outros para Minas, uns para o Rio de Janeiro, a maioria para Salvador.

As fotos abaixo são da época do colégio. As legendas contam um pouquinho dessa história. Nelas estão jovens cheios de sonho que nunca mais se encontraram, mas que foram muito felizes naquela Conquista dos anos 70. 

Sempre gostei de fotografar, tenho esse hábito até hoje. Com essas fotos e as eternas lembranças daqueles anos 70 conquistenses as homenagens que faço ao Paulão Ludovico. 

Bomfim, Paulo Ludovico e Flávio Jarbas na quadra de esportes do Colégio Batista Conquistense (CBC) - 06-12-1974

Bomfim, Paulo Ludovico e Flávio Jarbas na quadra de esportes do Colégio Batista Conquistense (CBC) – 06-12-1974

Zeca Tatu, Flávio Jarbas, Alexandre, Ivonilton Gonçalves (Vonca), Amauri e Paulo Ludovico (de blusão jeans), na quadra de esportes do CBC - 06-12-1974

Zeca Tatu, Flávio Jarbas, Alexandre, Ivonilton Gonçalves (Vonca), Amauri e Paulo Ludovico (de blusão jeans), na quadra de esportes do CBC – 06-12-1974

Barraca do Caixinha - Festa das Barraquinhas - agosto de 1974. Na mesa do fundo estão Paulo Ludovico, Glayde, Simone Quadros, Cilene, Fádua. Na mesa da frente, Zanata e outros colegas.

Barraca do Caixinha – Festa das Barraquinhas – agosto de 1974. Na mesa do fundo estão Paulo Ludovico, Gleide, Simone Quadros, Silene, Fádua. Na mesa da frente, Zanata e outros colegas

 

Nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Vitória - Bomfim, em pé; Paulo Ludovico, de tamancos; e Fernando Zoião - agosto de 1974

Nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Vitória – Bomfim, em pé; Paulo Ludovico, de tamancos; e Fernando Zoião – agosto de 1974

13 pensamentos sobre “Paulão Ludovico, amigo dos tempos do Colégio Batista Conquistense

  1. Bomfa querido:
    Meus sentimentos por seu amigo. Se era seu amigo, era gente boa! Pois é amigo sempre o mistério que paira sobre nós, sabemos que iremos um dia, mas não sabemos quando e nem como, não é mesmo? O que importa é viver intensamente cada momento, pois tudo é impermanente!

    Grande abraço

  2. Prezado amigo Bomfim, você é verdadeiramente um Conquistense retado, Parabéns pela dedicação às nossas raízes. Abraços.

    ________________________________

  3. Amigo Zeca infelizmente não estou lembrado dele. Só tenho a lamentar pela morte prematura.

    Fiquei contente de rever o amigo aqui, que tempo foi aquele né, amigo?

    Abraço

  4. Aqui na FAINOR reina tristeza, ao retornarmos ao trabalho, ficou um vazio, Paulão sempre passava aqui na biblioteca para dar bom dia!. Saudades da sua alegria.

    “Todos os homens na Terra são chamados a esse testemunho, o da temporária despedida. Considera, portanto, a imperiosa necessidade de pensar nessa injunção e deixa que a reflexão sobre a morte faça parte do teu programa de assuntos mentais, com que te armarás, desde já, para o retorno, ou para enfrentar em paz a partida dos teus amores…

    Quanto àqueles que viste partir, de quem sofres saudades infinitas e impreenchíveis vazios no sentimento, entrega-os a Deus, confiando-os e confiando-te ao Pai, na certeza de que, se souberes abrir a alma à esperança e à fé, conseguirás senti-los, ouvi-los, deles haurindo a confortadora energia com que te fortalecerás até ao instante da união sem dor, sem sombra, sem separação pelos caminhos do tempo sem fim, no amanhã ditoso.”

    Joanna de Ângelis

  5. É triste perder um amigo, sei bem disso, mesmo que há um tempo não se viam.

    Dois detalhes bonitos na foto da igreja: a bela calça boca de sino de Bomfim e os tamancos de Paulo Ludovico.

    Abraços

  6. Pingback: Falando na Lata

  7. Amigo Brown

    Sinto muito. Nunca vamos entender a vida. Bom que temos os registros de alegria nessas imagens.

    E o Brown dos anos 70 já era bem elegante…

    Abraços

  8. Lembro de Paulão, sempre educado e alegre. Depois, igual aconteceu com você, nos perdemos. Cada um foi buscar o futuro no vestibular.

    Ótimo trabalho o seu, resgatando no blog conquistenses e Conquista que deixam de existir. Parabéns também pelos registros fotográficos.

    Abraços

  9. Você tem razão, Brown, 60 anos hoje em dia é muito jovem para morrer, mas o que define isto está fora do nosso alcance.

    Não há como não sentir saudades dos anos 70 daqui, de Conquista. Suas fotos me emocionaram. E você, todo elegante, na época você era muito elogiado nos jogos, lembro-me bem dos torneios de futebol de salão disputados na Escola Normal e no Colégio Batista.

    Parabéns pela homenagem ao Paulão, uma pessoa maravilhosa a vida toda.

  10. O que dizer da morte? Nada sabemos, esta é que é a verdade. As religiões fazem suas análises, mas no fundo ninguém sabe explicar esse fenômeno.

    O importante é fazer como Paulão fez: sempre tratou bem as pessoas, sempre procurou fazer o bem, então fica na mente e no coração de todos o sentimento de que ele cumpriu sua missão, embora fosse ainda novo para poder dar muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s