E nem é sexta-feira 13. Mas os fatos desta manhã monopolizam as rodas de conversas na capital baiana.
Em São Paulo e outras capitais a Operação Aletheia faz com que policiais federais encaminhem coercitivamente o Lula e outras figuras ligadas ao ex-presidente às dependências da PF para depor. Essa operação de hoje não prevê a prisão de nenhum dos convocados. Lula – ou Brahma, como é chamado carinhosamente por grandes empreiteiros – poderia ter ido por livre vontade com a dona Marisa, desde que a Procuradoria Geral da República tocou no assunto, mas se acha acima do bem e do mal e botou seus advogados para trabalhar e evitar sua ida dias atrás, agora teve que ir na marra.
Este blog fala das ligações espúrias de Lula desde seu primeiro governo. Nunca antes na história deste país – citando um de seus bordões mais famosos – banqueiros e empreiteiros ganharam tanto. Esperto, Lula abriu linhas de crédito, promoveu inclusão social e fez um governo nesse aspecto como nenhum outro havia feito. Ao mesmo tempo, facilitava a vida de empreiteiros e grandes empresários, discursava contra a “zelite” mas se integrava a ela com muita facilidade. Além disso, usou e abusou de empresas governamentais para ações políticas, o que mais adiante desencadeou as operações da Polícia Federal. Fez-se conhecer como pai dos pobres, mas mãe dos ricos.
Junte-se a isto a delação de Delcídio, líder do governo no Senado. Ele disse à Justiça que a presidente Dilma, o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso e outras figuras do governo e do Senado teriam tentado impedir investigações da Lava-Jato. E, segundo ele, na linha de frente, conduzindo a turma contra as investigações estaria o Lula.
Como vemos, a oposição nem precisa abrir a boca. Só fica na espera do que vai acontecer. As denúncias são feitas por gente do próprio partido ou seus aliados do poder central. Hoje, o Partido dos Trabalhadores tem dois tesoureiros condenados; ministros acusados e condenados; o vice-presidente da Câmara de Deputados (André Vargas) condenado; e agora o ex-presidente depondo e a presidente sendo acusada. E não pegam mais os argumentos de “golpismo”, “jogo sujo da mídia” e afins. Os denunciantes são do próprio governo, e são do Estado a PF e o Ministério Público Federal e a Procuradoria Geral da República.
Mas o crime maior de Lula e do PT é o de enterrar sonhos de pelo menos duas gerações que tanto acreditaram na possibilidade de um partido fora do lugar-comum, que fizesse política para o coletivo. Esse é o verdadeiro retrocesso> Perceber que também esse sonho acabou é uma decepção muito grande.
Há evidências de que Lula recebeu R$ 30 mi desviados da Petrobras, diz MPF
MPF aponta Lula como um dos principais beneficiários do petrolão
Lula achava que a Lava Jato era controlável
Relendo esse post, vejo que o Brown acertou em cheio quando diz que o maior crime do Lula foi matar sonhos de gerações. Isso mesmo. Os crimes materiais existem, mas ter matado os sonhos de um país melhor, decente, sem corrupção esse o maior que o Lula cometeu.
CurtirCurtir
Eu admirava muito Lula, mas fiquei decepcionado com o que ele fez. Não tenho dúvida que ele comandou a roubalheira. E essa postagem é ótima quando fala desse assunto.
CurtirCurtir
Finalmente o chefe do sistema de roubo institucionalizado foi flagrado.
CurtirCurtir
Como a alma viva mais “honesta” desse planeta irá explicar à justiça brasileira tantos descalabros? Parabéns Brown pela excelente matéria!!!
CurtirCurtir
Parece um pesadelo!!! Esquerda??? Que esquerda???
CurtirCurtir
O que mais incrível é que tem gente, e muita gente, que ainda diz que Lula é inocente. Esse pessoal segue Lula como um se segue um líder religioso.
CurtirCurtir
Repetindo: como dizia nossos sábios antepassados: “não há mal que dure sempre, nem bem que nunca acabe” é o ciclo da vida, e mais uma vez o bem vencendo o mal (PT)
________________________________
CurtirCurtir
Como dizia os nossos antepassados: “não há mal que dure sempre (PT) e nem bem que nunca acabe) é o ciclo da vida, mais uma vez o bem vencendo o mal, e que mal!
CurtirCurtir
Sempre atento, vigilante e ético seu jornalismo.
CurtirCurtir