“Setembro Verde” – Baianos aderem à campanha contra o câncer de intestino

Mais uma excelente contribuição ao blog do jornalista e delegado de Polícia, Antônio Matos. O assunto é sério, muito sério, se ligue.

Iluminado na cor verde o Elevador Lacerda simboliza a campanha de luta contra o câncer de intestino em Salvador - Foto divulgação

Iluminado na cor verde, o Elevador Lacerda simboliza a campanha de luta contra o câncer de intestino em Salvador – Foto divulgação

“Geralmente, o tumor de intestino cresce de forma silenciosa”, adverte o coloproctologista Rogério Medrado, integrante do grupo médico do Centro de Hematologia e Oncologia (Cehon) e membro da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer do Intestino (Abrapreci), entidade responsável em todo o país, ao lado da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, pela campanha “Setembro Verde”, que visa a conscientizar a população para a luta contra o câncer de intestino.

“Seus sintomas, como o sangramento nas fezes, diarreia e prisão de ventre alternadamente, sensação de evacuação incompleta e de gases, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia e perda de peso sem motivo aparente, somente aparecem quando a doença já está instalada”, ressalta Medrado, entusiasmado com o êxito da “Setembro Verde” em Salvador.

“Os objetivos são mostrar a importância de se prevenir a doença e conseguir um diagnóstico ainda no início, informando também as formas de tratamento”, explica o coloproctologista, assegurando que uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais frescos e hábitos saudáveis de vida são os principais aliados para a prevenção.

Também engajado na campanha, o coloproctologista Marcelo Barreto, da Clínica Gastrocirúrgica, assegura que o consumo de gordura animal e de álcool, ao lado da obesidade, do sedentarismo e do tabagismo, “são reconhecidamente fatores de risco para o aparecimento do câncer de intestino”. Ressalta que os exames de colonoscopia, que permite detectar a presença de pólipos ou tumores em estágios iniciais, e de sangue oculto nas fezes estão classificados como “fundamentais” para que se obtenha precocemente o diagnóstico.

Além do Cehon e da Gastrocirúrgica, a iniciativa tem também contado com o apoio do Instituto Cárdio Pulmonar, com ações de conscientização, como a distribuição de folhetos informativos sobre o tema, reforçando a necessidade do diagnóstico e prevenção precoce da doença. O Elevador Lacerda, um dos famosos cartões postais da Bahia, está iluminado na cor verde, remetendo à campanha.

3 pensamentos sobre ““Setembro Verde” – Baianos aderem à campanha contra o câncer de intestino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s