Escola Alcides dos Santos mantém viva a tradição musical das bandas musicais

Filarmônica Minerva Cachoeirana (1)  Filarmônica Minerva Cachoeirana (2)

Filarmônica Minerva Cachoeirana (3)

Formar novos profissionais para preservar o patrimônio musical do Recôncavo baiano e contribuir para o desenvolvimento social e econômico de jovens da região. Esses são os objetivos da Escola de Música Alcides dos Santos, mantida pela Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana (Filarmônica Minerva Cachoeirana), que funciona em sede própria , em Cachoeira.

A escola está prevista formalmente no estatuto da centenária Minerva Cachoeirana, fundada em 1878 pelo maestro Eduardo Franco. Os alunos egressos da escola que atingem bons resultados no aprendizado são “promovidos” para integrarem a filarmônica. As aulas, gratuitas, são ministradas todas as tardes, pelos instrutores Gabriel Lucas Barbosa e Ribamar Araújo, sob a coordenação de Márcio Lima. Todo o trabalho pedagógico é apoiado pelos diretores e maestros Clarício Marques e Felisberto Sousa, que investem na modernização da escola.

De olho no futuro

Em 2014, sete ex-integrantes da escola “subiram” para compor a banda principal, fruto do processo de ensino-aprendizagem adotado pela filarmônica, que acompanha de perto a evolução de cada aluno. Atualmente a Escola Alcides dos Santos conta com trinta alunos, com idades que variam de 9 a 40 anos, predominando adolescentes cachoeiranos. Os professores valorizam a dedicação dos futuros músicos e destacam a importância de renovar o corpo musical para manter viva a tradição da Minerva. “Avaliamos o progresso deles desde o primeiro momento, quando aprendem as noções básicas, solfejam, leem partituras, ensaiam. A disciplina nos estudos é fundamental para se desenvolverem. A Minerva tem formado excelentes músicos que estão em orquestras renomadas e bandas militares” afirma Gabriel Barbosa.

Mas, o entusiasmo com a escola não é só dos professores e dirigentes. Muitos alunos veem o estudo da música como uma oportunidade para o futuro profissional. Ana Beatriz, 10 anos, reconhece que a experiência abre novas perspectivas. “Eu sempre quis estudar música e ter uma profissão na área e acho que o que aprendo aqui na Escola vai me ajudar muito no futuro”, declara.

Além de garantir a renovação do corpo musical para preservar a tradicional filarmônica, a escola da Minerva Cachoeirana se afirma a cada ano como um projeto de inclusão social, oferecendo profissionalização aos jovens cachoeiranos. Para informações sobre matrículas, os interessados podem entrar em contato com a escola, diretamente em sua sede, na Praça Rio Branco, 01, Centro, Cachoeira, das 16h às 19h30, pelo whatsapp 7188309477 ou e-mail (filarmonicaminervacachoeirana@yahoo.com.br).

Fotos internas: Thainá Dayube
Foto externa, da chamada: http://www.santoamaronoticias.com
Texto: Claudia Correia

Clique na imagem e veja a apresentação da Filarmônica Minerva Cachoeirana no Teatro Frei Felix de Patacuba, em Feira de Santana

Filarmônica Minerva Cachoeirana (5)

6 pensamentos sobre “Escola Alcides dos Santos mantém viva a tradição musical das bandas musicais

  1. Pingback: big brown __ | falandonalata1

  2. Boa tarde amigo, Tem um grande amigo meu, advogado, músico, gente boa, que está radicado em Minas Gerais, mas está querendo voltar para a Bahia. Me pediu para divulgar que está concorrendo ao prêmio Inovare por que está¡ querendo abrir portas aqui em Salvador, depois de mais de 15 anos ausente. Conseguindo alguma publicação, vem a Salvador tentar arranjar alguma colocação para voltar à  Boa Terra. Como meu público, ESPORTE, não tem muito a  ver, peço ao amigo que me ajude a publicar este release que está em anexo em alguns veí­culos. Antecipadamente fico agradecido ao amigo, ao mesmo tempo que me coloco à  disposição… Grande abração….

    Miguel Brusell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s