Grupo de Estudo sobre Cibermuseus participa de congresso em Portugal e do Lusocom na Espanha

O Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos é parte integrante do Grupo de Estudo sobre Cibermuseus (GREC), grupo que busca estudar a memória social em dimensão mundial, através do ciberespaço e com o advento das mídias locativas. Atualmente vem estudando a democratização dos acervos dos museus e de outras fontes do patrimônio cultural, verificando a possibilidade de integração entre os sistemas ciber e presencial. Volta-se também para o apoio nas pesquisas do campo da folkcomunicação, diante das análises das salas de milagres dos santuários católicos brasileiros e americanos, nos Projetos Ex-votos do Brasil, Ex-votos das Américas e Ex-votos do México.
Neste mês mês de abril integrantes do GREC participaram de eventos em Portugal e Espanha. E de 28 a 30 de abril voltam a Portugal para participarem do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias

 

II CONFIBERCOM. BRAGA – PORTUGAL

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana

Foi realizado em Braga – Portugal, de 12 a 16 de abril, na Universidade do Minho, o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (CONFIBERCOM), com o tema Os Desafios da Internacionalização.

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana II

O Núcleo de Pesquisas e o GREC, tiveram dois resumos expandidos aprovados. Um do Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea José Cláudio A. de Oliveira. Título: “Do presencial ao virtual: Estudos das Interfaces Midiáticas dos Santuários de Fátima, em Portugal, e Nossa Senhora Aparecida, no Brasil”, e da mestranda Genivalda Cândido. Título: Abordagens e discussões sobre o espaço museal e a sala de milagres na patrimonialização e comunicação cultural por meio dos objetos ex-votivos expostos nos respectivos ambientes.
Mais informações link: http://www.confibercom2014.org/

 

O LUSOCOM 2014 – PONTEVEDRA – ESPANHA

Lusocom

Nos dias 11 e 12 de abril foi realizado em Pontevedra, na Galícia, Espanha, o Lusocom 2014 que serviu como fórum de discussão para conhecer a realidade e a evolução das “Marcas-Territórios” concebidas a partir de muitas perspectivas e que, como qualquer marca, é composto de uma missão, visão e valores concretos que podem ser gerenciados a partir da comunicação, sendo até mesmo possível medir o peso de cada um dos elementos que configuram essas “marcas”: identidade, cultura, mídia, história, língua, comunicação.
O GREC esteve presente com os seguintes trabalhos:
Abordagens e discussões sobre o espaço museal e a sala de milagres na patrimonialização e comunicação cultural por meio dos objetos ex-votivos. Da mestranda Genivalda Cândido da Silva
Fluxos Comunicacionais em Processos Museológicos: A Imagem-Identidade de um Museu e seus Territórios de Interação. Da doutora Rita de Cássia Maia da Silva e da mestranda Thais Gualberto.
Ex-votos das Américas. Permanências, memória social e folkcomunicação. Do Doutor José Cláudio Alves de Oliveira
Mais informações link: http://lusocom2014.com/comunicacions-aceptadas/

Um pensamento sobre “Grupo de Estudo sobre Cibermuseus participa de congresso em Portugal e do Lusocom na Espanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s