A filha de dona Nazinha está feliz: equipe de A TARDE conquista prêmio Abdias do Nascimento

Cleidiana discursa, ao lado da equipe, durante a entrega do prêmio
Cleidiana discursa, ao lado da equipe, durante a entrega do prêmio (Carlos Júnior – divulgação)
A filha de dona Nazinha está feliz, muito feliz. A equipe de A TARDE formada pelas jornalistas Cleidiana Ramos, Meire Oliveira, Maíra Azevedo, Camilla França e Ivana Dorali Feijó e pelo jornalista Juracy dos Anjos conquistou, o 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias do Nascimento com o caderno especial ‘Os homens que chamam os deuses pra terra’, 10º caderno em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na categoria Mídia Impressa. A premiação ocorreu em cerimônia realizada no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, na segunda-feira, 11 de novembro. As fotos do caderno vencedor foram de Margarida Neide, o projeto gráfico de Ludmila Cunha e o tratamento de imagens de Valnei Marcelo.
Concorreram na mesma categoria o Diário do Pará com ‘Educação Quilombola’, de Ismael Machado, e o Correio Braziliense-DF com ‘Abolição, 125 anos’, de Renata Mariz, Ivan Lunes e Grasielle Castro. O júri, formado por dez jornalistas e estudiosos em relações raciais, escolheu os 21 melhores trabalhos entre 310 inscritos.
A premiação de R$ 35 mil é dividida em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa/Comunitária, Internet, Fotografia, além da Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.
A publicação de A TARDE, que celebra o dia dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, abordou a importância e riqueza de saberes que os sacerdotes músicos – alabês, huntós e xicarangomas – das comunidades religiosas de matriz africana carregam consigo.
Essa foi a segunda indicação dos especiais de A TARDE no Prêmio Abdias do Nascimento, que, em 2012, selecionou o ‘Epo Pupa – a marca do dendê’ como finalista.

Equipe de A TARDE conquista prêmio Abdias do Nascimento

Cleidiana, a filha de dona Nazinha, ressalta: “É a coroação de um trabalho de 10 anos. É uma carreira vitoriosa. Desde a primeira edição, em 2003, esse caderno vem sendo finalista de prêmios nacionais. É muito importante, porque, em A TARDE,  desenvolvemos uma forma de fazer jornalismo de tema étnico-racial que virou referência. Além disso, o caderno foi finalista nesse concurso que leva o nome de Abdias do Nascimento, maior intelectual negro do seculo XX e referência na luta de combate ao racismo”.
Cleidiana já foi destacada em outros textos neste blog e fez um excelente trabalho sobre Pau de Colher, entre outras reportagens. Em Iaçu, dona Nazinha ri à toa, feliz com o sucesso da filha. Chico Preto – o pai, que não está mais no planeta Terra – sente-se com a missão cumprida, desde aquele longínquo dia – há uns treze anos – em que levou a recém-formada jornalista ao A TARDE, para apresentá-la aos seus futuros colegas.
Parabéns a toda a equipe vencedora!

4 pensamentos sobre “A filha de dona Nazinha está feliz: equipe de A TARDE conquista prêmio Abdias do Nascimento

  1. E nós, jornalistas, também estamos muito felizes com esse reconhecimento a um trabalho sério e de atitude, que mudou o perfil das matérias sobre o 20 de novembro. Parabéns a toda a equipe liderada por Cleidiana e ao jornal A Tarde por acreditar em um projeto tão importante para a luta pela elevação da autoestima dos afrodescendentes e, de quebra, de todos nós baianos.

  2. Companheiro: sua mensagem, ao lado da que Paixão Barbosa me deixou no Facebook, integra o grupo daquelas que mais me emocionaram. Como disse lá, sou “cria” de pessoas como você que citei nominalmente. Só foi possível chegar aqui com veredas abertas por figuras como você, Hamilton e tantos outros e outras. Muito obrigada meu amigo. Poxa Brown. Só você mesmo viu? Lindo texto! Beijos e muito obrigada pelo carinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s