Edgar Silva completa 100 anos. É o advogado mais velho em atividade na Bahia

O texto abaixo é de autoria de Antônio Matos, jornalista, delegado de polícia, colaborador deste blog e grande figura humana.
“Meu sogro está completando 100 anos nesta quarta-feira, 17 de julho, e é o advogado mais velho em atividade na Bahia”, justifica, E o blog, sentindo-se prestigiado, publica o artigo do competente profissional.
Edgar Silva: “Entre a advocacia e o Senado preferi ficar com a advocacia”

Edgar Silva.jpg

Por: Antônio Matos*
 “A vaga era minha, mas eu não me interessei. João Lima Teixeira foi indicado em meu lugar e exerceu um mandato de oito anos, representando o estado no Senado Federal, como suplente do general Juracy Magalhães”.  A confissão, feita mais de cinco décadas depois, é de Edgar Silva, o advogado mais antigo em atividade na Bahia, às vésperas de completar 100 anos, ao lembrar o convite do então presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Bahia, Alaim Mello, para figurar na chapa da coligação União Democrática Nacional (UDN) e PTB e que tinha Juracy como titular.
Naquela época, lembra Edgar, podia-se pleitear dois cargos numa mesma eleição e Juracy Magalhães, com prestígio em alta, candidatou-se ao Governo do Estado e ao Senado Federal, elegendo-se facilmente para ambos os cargos. “Óbvio que ele optou pelo governo, permitindo que Lima Teixeira assumisse o Senado”, disse sem mágoas.
Embora explicitamente não declarasse, o amor pela advocacia e o desejo de não sair da Bahia fizeram com que ele tomasse a difícil decisão de abdicar da possibilidade de se tornar senador. Apesar de ligado à política – a UDN e, posteriormente, ao PTB de Getúlio Vargas – vereador por quatro legislaturas e secretário municipal em Andaraí, sua cidade, e suplente de deputado estadual pelo PTB, “o que eu gosto mesmo é de advogar”.
Turma de 1939
Diplomado em 1939, pela antiga Faculdade de Direito (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia), seu número de inscrição na Seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil é 642. “De minha turma faziam parte, dentre outros nomes conhecidos, os professores Zezé Catharino e Santos Cruz, o juiz Waldemar Gonçalves Diogo, o promotor José Sabino Costa, o jornalista Cruz Rios, Jayme Guimarães, Newton  O’Dweyer, Caio Marques e Manoel Antônio da Silva”, enumerou.
Nascido na Chapada Diamantina, durante a adolescência morou sozinho em pensionatos na capital e estudou no Colégio São Salvador, onde foi colega de Luiz Pinho Pedreira da Silva, uma das maiores expressões do Direito do Trabalho na Bahia. Fez “bicos” como cantor na Rádio Sociedade, “para ter um dinheirinho a mais no bolso e somar ao que papai mandava para mim do interior”.
Antes de se fixar definitivamente em Salvador, manteve um escritório em Andaraí. Mais tarde, já morando na capital, advogou também no Recôncavo Baiano e, em especial, em Santo Antônio de Jesus. Convivendo há quase 40 anos com Conceição Ivo Leão, ele é pai de cinco filhos – a desembargadora aposentada Aidil Conceição, o médico urologista Venceslau Silva, a professora e servidora pública municipal Lídia Matos, o geógrafo e servidor público estadual Sérgio Roberto Silva e Guilherme Silva Neto – fruto de seu casamento com Francisca Celina Souza Silva, já falecida, e tem 11 netos e nove bisnetos.
Inteiramente lúcido e “antenado” para as mudanças, adaptou-se, sem problemas, ao celular e a informática, digitando petições e recursos através de computador, onde costuma também utilizar a internet, para enviar e receber mensagens. Por insistência dos filhos, deixou de dirigir há 10 anos, mas não perdeu a paixão por carros de luxo. Hoje, tem um Mercedes Benz, dirigido por um motorista, que o leva ao Fórum Ruy Barbosa e ao Tribunal de Justiça durante a semana e, aos domingos, para assistir missa na Basílica do Bonfim.
Embora atue em quase todas as áreas, a sua especialidade é o Direito Agrário, desde os tempos em que integrou, com brilhantismo, os departamentos jurídicos do escritório baiano do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
Na foto, os Drs. Edgar Silva e Saul Quadros (ex-presidente da OAB-Bahia)
*Antônio Matos, jornalista e delegado de Polícia,  é também ex-presidente da Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos

Veja o Dr. Edgar e sua brilhante trajetória em reportagem na TV

8 pensamentos sobre “Edgar Silva completa 100 anos. É o advogado mais velho em atividade na Bahia

  1. Pingback: Morre aos 102 anos o advogado Edgar Silva | Blog do Brown

  2. Pingback: OAB homenageia o mais velho advogado baiano | Blog do Brown

  3. Ao Ilustre amigo e conterraneo Edgar Silva
    Ao completar 100 anos de vida e com toda lucidez, apresentamos os nossos parabens e desejamo-lhes muita saúde e muitos anos de vida.Que Deus o proteja juntamente com toda a sua familia. São os votos de
    Walter e Stela

  4. Pabenizamos com muito orgulho não só pelo bela historia mais pela o seu conceito de vida obrigado tio Diga com Marise lembrou muita paz do seu sobrinho Waltinho

  5. O aniversário é de Tio Diga, como todos nós o chamamos, parabéns pelos seus 100 lindos anos, porém o presente é realmente nosso por tê-lo em nosso convívio, temos muito orgulho, Desejo-lhe muita saúde, paz, felicidades, tudo de bom, que Deus te abençoe sempre. Abraços de Hortensia, um membro da família Silva Melo

  6. Parabenizamos com muito orgulho nosso tio Dr. Edgar Silva o qual é um exemplo para toda nossa família, que Deus te abençoe sempre nessa sua linda historia de vida. Abraços da família Silva Melo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s