As manifestações do Outono começam a colher suas primeiras vitórias

PEC 37 é votada e rejeitada na Câmara dos Deputados
Brasília – A Câmara dos Deputados durante sessão extraordinária, para discussão e votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que retira poder de investigação do Ministério Público (foto: José Cruz/ABr)

Brasília – A Câmara dos Deputados durante sessão extraordinária, para discussão e votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que retiraria poder de investigação do Ministério Público (foto: José Cruz/ABr)

Isabel Braga, O Globo
Sob pressão das manifestações de rua, a Câmara dos Deputados rejeitou na terça-feira à noite a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restringia o poder de investigação do Ministério Público. Numa reviravolta do cenário político, em que partidos até então favoráveis à medida mudaram de posição, 430 deputados votaram contra a PEC 37. Apenas nove foram a favor, e dois se abstiveram.
— Está derrotada a proposta de emenda constitucional por quase unanimidade desta casa. Vai para o arquivo! — anunciou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Antes de os protestos começarem, nem a comissão especial criada para discutir o tema conseguira chegar a um acordo entre promotores e policiais. A votação foi antecipada para hoje depois de o presidente da Câmara negociar com os líderes dos partidos. Em meio a gritos da galeria, cheia de promotores e procuradores, Alves deu o tom de como a Câmara deveria votar.
Leia mais em PEC 37 é votada e rejeitada na Câmara dos Deputados
Leia: Dilma não fará mais Constituinte, mas enviará proposta de plebiscito
Leia: Joaquim Barbosa defende voto distrital e vê ‘grave crise’ de representação
Leia: Sugestão para que governo reduza número de ministérios

5 pensamentos sobre “As manifestações do Outono começam a colher suas primeiras vitórias

  1. Seria decepcionante se tudo aquilo não serviu para nada. Na quinta-feira vimos uma farsa, as tais centrais sindicais querendo enganar o povo, indo tardiamente às ruas, isso depois de levarem a pauta para ser aprovada pela presidente Dilma! Um horror.

  2. Oi Brown,
    Só oito votos a favor da PEC que tinha dois terços de apoios garantidos. Aqueles energúmenos que estavam comemorando no plenário ontem deveriam ter pelo menos compostura. Mudaram de lado com uma rapidez constrangedora e toca a dar entrevista a favor do MP. É duro, mas estamos, finalmente, andando.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s