O Outono de 2013 trouxe esperança ao Brasil

anifestantes se concentram em frente à Prefeitura de Porto Alegre. Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS/Folhapress

Manifestantes se concentram em frente à Prefeitura de Porto Alegre. Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS/Folhapress

As manifestações arrefeceram. Ao contrário de quem perdeu o trem da História e tenta desqualificar o movimento que jovens iniciaram em 13 de junho, as manifestações apontaram as feridas da Nação, ainda abertas e sangrando. Educação, Saúde, Segurança. Três pontos básicos reclamados aos governantes. Mais o arquivamento da PEC 37.
Material da campanha contra a PEC 37. Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Material da campanha contra a PEC 37. Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Uma das bandeiras levantadas pelos manifestantes de diversas capitais do Brasil pede o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição principalmente do Ministério Público (MP).
A PEC 37 sugere incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. O item adicional traria a seguinte redação: “A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente”. Na prática, tira do MP uma de suas mais fortes características: o poder de investigar.
Deputado federal Lourival Mendes - autor da PEC 37

Deputado federal Lourival Mendes – autor da PEC 37

Muita gente aponta para políticos que foram investigados pelo Ministério Público como os patrocinadores do projeto. Para assinar a proposta revanchista foi escolhido o deputado federal maranhense e delegado da Polícia Civil, Lourival Mendes (PTdoB/MA). 
Ainda contrariando quem tenta desqualificar o movimento, talvez para manter o status quo e nada mudar, a própria presidente Dilma Rousseff convocou nesta segunda-feira, 24 de junho, uma reunião com governadores e prefeitos e anunciou sua proposta de fazer um plebiscito para a aprovação de uma Assembleia Constituinte destinada unicamente a conceber uma reforma política. E dentro dessa reforma, corrupção se tornaria crime hediondo. Leia mais…
A oposição de imediato acusa a presidente de transferir ao Congresso um problema da Presidência. Leia mais…
Leia também: Igor Gielow: Plebiscito joga parte do problema no colo do Congresso
Jogo em aberto, por Ricardo Noblat
Além disso, a presidente propôs aos governantes de Estados e Municípios a fazerem um pacto com o governo federal no sentido combater os problemas que colocam o Brasil em péssimos lugares nos rankings de Saúde, Educação e Segurança.
Polícia agride manifestante em Minas Gerais, em 24-06-2013

Polícia agride manifestante em Minas Gerais, em 24-06-2013

As manifestações mostraram a violência policial desenfreada. A crueldade reiterada em vários momentos. Jovens dominados sendo atacados covardemente. Isto é uma herança ainda forte da ditadura militar de 1964. E a Bahia é um dos Estados onde a polícia é muito truculenta, principalmente contra manifestantes que utilizam como arma o canto do Hino Nacional. As grandes emissoras de TV e rádio e os jornais economicamente mais importantes fazem a balança pesar mais para acusações de vandalismo e saques (estes não são feitos mesmo por manifestantes, é a bandidagem se aproveitando do momento), mas se esquecem da violência policial. Mas até esses conglomerados economicamente poderosos tiveram que refletir depois da agressão e prisão sofridas por jornalistas. A polícia brasileira ainda pensa como a polícia do regime militar de 64, independente de governo.

Também é ponto negativo a declaração de Ronaldo (acima), ex-atacante que brilhou em Copas do Mundo e hoje é um empresário bem-sucedido, comentarista da TV Globo e elemento de ação da FIFA nas copas das Confederações e do Mundo, aqui, no Brasil.
Em carta aberta, Romário detona Ronaldo e garante que vai investigar gastos
Neste blog, em 23 de dezembro do ano passado Tostão já dizia: O dinheiro que deveria ser usado em obras importantes e urgentes tem sido desviado para a Copa
E mesmo com tantos indícios de que a corrupção desmedida e o desvio de verbas ainda causariam grande indignação no estômago da Nação, a farra continuava. A governabilidade a qualquer custo desenvolvida por Lula e seguida por Dilma prosseguia, a base aliada parece mais uma arca de Noé, há partidos e políticos de todos os tipos. Deu no que deu. Resta saber agora se a crítica e a autocrítica vão vencer a arrogância.
E ainda aparece gente para diminuir a importância das manifestações puxadas pelos jovens!!!

3 pensamentos sobre “O Outono de 2013 trouxe esperança ao Brasil

  1. Espero que todas essas manifestações façam efeito no nosso país, Brown, acho que esse é o pensamento de todos os brasileiros.

  2. Pingback: big brown: outono primaveril ___ | falandonalata1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s