Juízes e desembargadores continuam desapontando a Nação

Desembargador libera motorista que decepou braço de ciclista em São Paulo

O Poder Judiciário ganhou pontos e deu novo alento aos brasileiros com ações do CNJ e do STF. Ficou a esperança de que a Justiça no Brasil faria jus ao nome. Fatos recentes, porém, corroboram que quando se trata de ações envolvendo juízes e desembargadores o que reina é a injustiça.

Alex Siwek (no centro) chega à delegacia, no dia do acidente que mutilou o braço de um ciclista

Alex Siwek (no centro) chega à delegacia, no dia do acidente que mutilou o braço de um ciclista
Em São Paulo, o estudante de Psicologia Alex Siwek, que atropelou o limpador de vidros David Santos – que ia tranquilo em sua bicicleta pelo acostamento – no dia 10 de março, a batida foi tão violenta que arrancou um braço da vítima. O motorista – já devidamente apurado que estava tomando umas e outras – simplesmente pega o braço amputado e joga em um córrego de esgoto. Passada a indignação popular, o desembargador Breno Guimarães, da 12ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) aceitou o habeas corpus impetrado pelo advogado de Alex Siwek. O desembargador determinou determinou a suspensão da carteira de habilitação de Alex Siwek até o fim da ação penal.
Enquanto isso, o limpador de vidros vai ter que mudar de profissão.
Na terça-feira, 19 de março, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou duramente, as ligações de juízes com advogados. Para ele, as alianças veladas entre juízes e advogados seriam a origem de casos de corrupção e se constituem em um dos aspectos mais nocivos da Justiça brasileira. O presidente fez a declaração durante o julgamento do juiz João Borges de Souza Filho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e acabou protagonizando um longo embate com o desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/joaquim-barbosa-critica-conluio-entre-juizes-advogados-7886440#ixzz2OIY9nDw6
Nos dias seguintes, jornais, emissoras de rádio e de televisão e os veículos de comunicação da internet mostraram que a crítica fazia sentido. Confira:
E-mail enviado por engano mostra pedido de juiz a conselheiro do CNJ
O assunto ganhou espaço na terça-feira, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse que existem juízes em conluio com advogados.
O desembargador Fernando da Costa Tourinho Neto, em sessão do CNJ (Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ)
O desembargador Fernando da Costa Tourinho
Neto, em sessão do CNJ (Foto: Gil Ferreira/Agência
CNJ)
“Me encontrei no corredor com Jorge Hélio. Isso foi dia 5. Disse do pedido da minha filha e falei que havia urgência. Pedi que examinasse, concedendo ou negando. No dia 6, meu assessor disse por e-mail que o conselheiro Jorge Hélio esteve aqui [no gabinete]  e pediu para dizer que deferiu a liminar. E que assim que fosse assinado mandaria para mim, para dona Conceição, que é minha mulher, e para Lilian”, relatou  o desembargador Fernando da Costa Tourinho.

Veja o E-mail:

E-mail enviado por assessor ao desembargador Tourinho Neto, que o encaminhou por engano para a Ajufe (Foto: Reprodução)
E-mail enviado por assessor ao desembargador Tourinho Neto, que o encaminhou por engano para a Ajufe (Foto: Reprodução)

4 pensamentos sobre “Juízes e desembargadores continuam desapontando a Nação

  1. Pois é Brown, voce quer o quê? um país que não tem educação como prioridade companheiro só dá nisso e o ciclista foi quem perdeu o braço!

  2. Infelizmente (no caso do nosso país) a justiça segue as leis e quem faz as leis teme ser vítima delas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s