Maria da Glória: “Como implantar biblioteca em centro espírita”

Maria da Glória Alves de Oliveira apresentando seu trabalho “Como Implantar Uma Biblioteca Nas Casas Espíritas” no Centro Espírita Antônio Cruz, em Vitória da Conquista, na quinta-feira (17-01-2013).

Maria da Glória realizando a palestra
Maria da Glória realizando a palestra

“Essa palestra foi muito importante! Não só porque falei para mais de 30 pessoas, de Brumado, Poções, Jequié e Conquista, mas também porque comprovei que meus esforços valeram a pena! Já apareceram convites de vários centros espíritas para fazer, nas cidades citadas, apresentações como a realizada nesta quinta-feira”, informa Maria da Glória.

O blog parabeniza Maria da Glória pela realização desse trabalho que tem grande alcance social também.

Veja um resumo da palestra:

Público no Centro Espírita Antônio Cruz
Público no Centro Espírita Antônio Cruz

          “Meu interesse em organizar as bibliotecas nos centros espíritas da nossa cidade, surgiu quando estava na faculdade cursando Ciência da Informação. Ao pesquisar um tema para meu TCC, junto com uma professora dessa disciplina, a Márcia Mineiro, chegamos ao tema “A importância de biblioteca nos centros espíritas”. Foi apaixonante fazer o trabalho, são duas coisas que adoro: a doutrina espírita e biblioteca. Fiz pesquisa de campo em todos os centros que tinham uma biblioteca e fiquei espantada com a realidade, na época haviam 19 centros e só 5 tinham bibliotecas. Em todas as casas em que fiz a pesquisa encontrei excelentes acervos, bem arrumados. Desde esse momento tive a ideia de usar meu conhecimento para organizar essas bibliotecas. Já organizei a do Centro de Estudos Espírita Fabiano de Cristo, Maria de Nazaré, e estou iniciando a do Núcleo Jesus de Nazaré. Para se ter uma ideia dessa importância, independente de religião, estou contando agora com a ajuda de uma ex-colega de faculdade, Eulina, ela é evangélica.

            Há uma diferença entre acervo arrumado e organizado. Um acervo organizado estará implantado com um sistema de biblioteca, onde fazemos a catalogação, classificação e etiquetamos todo o material que é organizado nas estantes, em ordem. Fazemos também o cadastro dos usuários para empréstimo. Com esse processo evita-se que o leitor se esqueça de devolver o livro, e seja suspenso ou pague multa. Ao leitor é dada a opção de renovar o pedido.

Palestra no Centro Espírita Antônio Cruz - 17-01-2013 (2)

      Não há uma divulgação dos livros existentes nas bibliotecas nos próprios centros espíritas. Os participantes dos centros só procuram esses serviços em dias de reuniões, e cursos, fazendo uso só do livro necessário naquele momento. Não procuram os livros indicados nas referências.

           Precisamos divulgar e incentivar não só aos participantes das casas espíritas, mas à comunidade em geral para adquirir nossos materiais por meio de empréstimos. Estou à disposição para organizar esses materiais e gostaria de colocar um link das nossas bibliotecas no site da UEVC com as relações dos materiais de cada casa, quando alguém precisar de um livro é só pesquisar e ir ao determinado centro onde ele se encontra.

Palestra no Centro Espírita Antônio Cruz - 17-01-2013 (1)

        Fiquei muito feliz quando o artigo foi divulgado na ADDE – Associação da Divulgação da Doutrina Espírita – em São Paulo, e na UFBA, em Salvador, e em alguns blogs, por que assim a doutrina espírita de Vitória da Conquista esta divulgada, mais uma vez. Lembremos que o livro espírita é a luz e a biblioteca o celeiro de luz do espiritismo”.

*Maria da Glória é Bacharel em Ciência da Informação. E-mail: gloriajts@gmail.com


26 comentários sobre “Maria da Glória: “Como implantar biblioteca em centro espírita”

  1. Como faz bem saber que há pessoas dispostas, idealistas e com bons pensamentos como a Maria da Glória. Prossiga, Maria da Glória, com esse trabalho, só atrairá o bem.

    Curtir

  2. A doutrina espírita é muito bonita. E quando é levada às pessoas por alguém com tanto idealismo e fé fica ainda mais bonita. À Sra. Maria da Glória minhas saudações e respeito.

    Curtir

  3. Concordo com os comentários deste post. É um trabalho difícil difundir com sobriedade e honestidade a doutrina espírita. Percebo que Maria da Glória faz isto muito bem, de forma digna. Meus parabéns para você Maria da Glória.

    Curtir

  4. Cara Maria da Glória
    Meus parabéns por esse trabalho magnífico. Tenho certeza que não é fácil desenvolver essa proposta, mas você será vitoriosa. Parabéns!

    Curtir

  5. Acho um trabalho desse fantástico. Eu lhe parabenizo Maria da Glória por fazer isso. É uma atitude louvável e elogio seu idealismo.

    Curtir

  6. Que trabalho bonito! Parabéns, Maria da Glória, continue fazendo esse trabalho de divulgar o espiritismo.

    Curtir

  7. Não é fácil realizar um trabalho assim. Encontra-se todos os problemas possíveis, mas deve-se manter o idealismo. Parabéns, Maria da Glória.

    Curtir

  8. Há muitas mensagens ruins na internet, por isso é muito bom que eu tenha encontrado este blog. É ótimo. Neste artigo, particularmente, há uma lição de tolerância, não há arrogância, tudo é passado com naturalidade. Excelente!

    Curtir

  9. É uma bênção ter pessoas assim, iguais a você, Maria da Glória, que se doam por uma causa tão grandiosa. Parabéns!

    Curtir

  10. Excelente post. Eu quero te agradecer por esta leitura informativa, eu realmente aprecio compartilhar este post. Belo trabalho, Maria da Glória. E saúdo também o blog, que cumpre uma função importante na comunicação.

    Curtir

  11. Agradeço a todos pelo carinho e incentivo em suas respostas, são essas palavras que me fazem aperfeiçoar ainda mais meus conhecimentos, fazendo sempre serviço espontâneo como este, me empenhando nos meus estudos, tendo noção de responsabilidades, afinal ser espírita é tudo isto e seguir sempre os ensinamentos de Deus. A maior caridade que como espírita podemos fazer a outrem é divulgar essa doutrina, sem imposição, e sim com conhecimento. Deus vos pague e traga muita paz a todos!

    Curtir

  12. Eu também fico muito feliz quando vejo ações desta magnitude. Com certeza a leitura é um dos caminhos para se chegar à luz e manter a paz espiritual, além da oportunidade de ampliar os conhecimentos. Uma das coisas que sempre me chamou a atenção nas casas espíritas é que apesar do grande acervo de livros publicados e comercializados, sempre existe a chance da troca por empréstimos entre amigos. Mas nada se compara a uma biblioteca dentro do centro. Sempre soube que é um dos espaços mais importantes que também serve de remédio para as mazelas espirituais. Verdadeiro foco de luz! Parabenizo a Maria da Glória pelo lindo trabalho. E que ele sirva de estímulo para outros!

    Curtir

  13. Jesus é o Farol que guia a humanidade. O Espiritismo e Allan Kardec são luzes em nossas vidas. Cada palestra que você faz, Maria da Glória, enche de luz o coração de que a ouve. Muito bem.

    Curtir

  14. A doutrina espírita é bonita, não incentiva preconceito e busca sempre mostrar a VIDA. Parabéns por fazer essas palestras Maria da Glória.

    Curtir

Deixe um comentário