Professor José Cláudio faz pesquisa de Ex-votos na Costa Rica

O professor José Cláudio Alves de Oliveira esteve em San José, na Costa Rica. Foi fazer uma pesquisa de Ex-votos em Cartago, a 70 km de San José, no santuário de Nossa Sra. dos Anjos, local de maior peregrinação naquele país. Nossa Sra. dos Anjos é a padroeira costarriquenha. A pesquisa tem o apoio da CNPq e da FAPESB.
A seguir, um resumo dos Ex-votos das Américas.
COSTA RICA
Nossa Senhora dos Anjos, Cartago.

 Imagem

O santuário de Nossa Senhora dos Anjos, está localizado em Cartago, a 70 km de San José, Costa Rica. Nossa Senhora é a padroeira desse pequeno país hospitaleiro, de população pequena, pacífica, amistosa e bastante aproximadora. A ida a Cartago, hoje, dia 9 de janeiro, custou 40 minutos de van, saindo do hotel Barceló, no centro da cidade de San José.
O santuário, majestoso, de arquitetura eclética, possui o encanto interior em madeira, numa mescla dos templos europeus com uma estética moçárabe.São três naves distribuídas em trifurcação, enobrecendo o altar principal. Nas laterais, altares que consagram outros santos, e duas capelas para orações particulares e liturgia de grupos.
A sala de milagres fica na parte de trás da igreja, na ombreira, na parte inferior, com bifurcação que leva o visitante a se deparar com a pequena réplica da imagem da Nossa Senhora dos Anjos.
É interessante notar a denominação que se dá ao ambiente e aos objetos. Logo na entrada está a “área dos ex-votos”. Ao caminhar pelos dois corredores, percebe-se armários suspensos, com prateleiras e tampos de vidro transparentes com os seus ex-votos. Em três cantos desse caminho a denominação “exvotos” para a solicitação de “depósito de oferenda e ex-voto”. A denominação milagres, graças ou promessas não é vista. As pessoas fazem a desobriga ao final do percurso, onde está a réplica da imagem de Nossa Senhora do Anjos, a “Negrita”.
 Imagem
Os Ex-votos
A primeira vista, parecem poucos, dada a exposição em que se encontram, encaixotados nas vitrines incrustadas nas paredes, numa arrumação higiênica e de certa forma elegantes. Mas são muitos os ex-votos. Isso porque sobressaem os milagritos, e aqui a primeira similitude que o Projeto elucida entre os ex-votos no México e esta primeira incursão na América Central: a tradição dos milagritos, ex-votos de variadas formas, em latão, bronze, cobre, prata e ouro, de tamanho minúsculo a médio. Digamos, de uma esfera que vai dos 3 aos 13 cm.

8 pensamentos sobre “Professor José Cláudio faz pesquisa de Ex-votos na Costa Rica

  1. Eu gostaria de fazer uma pesquisa desse tipo. Gostei de saber da atuação de um professor baiano nessa atividade.

  2. Pesquisas como o professor José Cláudio faz são um incentivo para jovens estudantes e profissionais que estão no mercado há tempos.

  3. Fico feliz quando vejo notícias assim, me faz acreditar que o Brasil ainda tem jeito. Parabéns, professor José Cláudio.

  4. Parabéns, professor José Cláudio. Seu trabalho é muito interessante. Olhei o site dos Ex-Votos e gostei muito. O Brasil precisa de intelectuais sérios para contrabalançar com a pobreza cultural que estamos cansados de ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s