Hamilton Vieira

Hamilton Vieira – anos 90

Conheci Hamilton nos início de 1990. Jornalista competente, leitor voraz, defensor intransigente dos direitos humanos, numa época em que o preconceito racial era ainda mais estúpido no Brasil. Na Bahia, nêgo bom era só um doce popular, nada mais. Hamilton foi um dos primeiros a brigar na redação por pautas que mostrassem os negros como seres comuns da sociedade e não o exótico, o engraçado, o alvo de piadas. Ele contribuiu muito para reduzir o segregacionismo nas redações.
Trabalhou em vários jornais. Nos últimos tempos tornou-se  coordenador do Cine-Teatro Lauro de Freitas. Na quinta-feira, 13, partiu. Estava hospitalizado há algumas semanas no Hospital Aristidez Maltez. Seu corpo foi sepultado no Campo Santo, por volta das 16h. Antes houve uma missa de corpo presente.
Há alguns meses, deu uma entrevista sobre sua trajetória profissional:
“Atualmente sou também professor do MARV Pré-vestibular (Movimento de Apoio e Respeito à Vida), ONG de Lauro de Freitas. No Marv ensino a disciplina Cidadania e Atualidades. Pretendo voltar a estudar para fazer mestrado na área da Educação ou Antropologia. Sou uma pessoa espiritualista. Tudo que faço para mim é uma missão. Optei por estudar jornalismo, por acreditar que poderia denunciar situações injustas e contribuir para acabar com o processo de exclusão e marginalização dos negros na imprensa e outros grupos marginalizados como homossexuais, mulheres e outros. Até os anos de 1970, os negros, em geral, apareciam mais nas páginas dos jornais e noticiários televisivos como marginais. Felizmente isso é coisa do passado. Acredito também na educação e na cultura, como elementos de transformação das sociedades. Um povo que tem acesso a educação e a cultura têm elementos para serem mais sensíveis e humanizados. E isso contribui para a criação de uma cultura de paz, que o mundo precisa”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s