Feliz 2012

Em julho, o blog fez a enquete que duraria até dezembro. O resultado está aí:

Em 7 de junho caiu Antônio Palocci. Menos de um mês depois caiu Alfredo Nascimento. Até o fim de dezembro quantos ministros ainda vão cair?

Zero – 9,3%

Um – 9,3%

Mais de um – 81,4%

A enquete pode muito bem revelar que o governo atual não é igual aquele que passou. Embora continue com a hegemonia do mesmo partido político, o governo tem uma presidente que não diz que não sabia de nada, ela demonstra não aceitar que os malfeitores (agentes que cometem malfeitos, termo que a presidente Dilma Rousseff prefere utilizar) permaneçam em seu governo.

Mas ficou perfeitamente claro que não é a presidente que faz a faxina ética, como muita gente deseja. Na verdade, isto vem sendo desempenhado pela imprensa, na falta de um Ministério Público mais atuante, de uma Procuradoria da República mais ágil, de um STF mais confiável. Não há nem mesmo um clamor popular em nosso país contra bandidos que eventualmente assumem cargos públicos com o flagrante interesse em roubar. Não há meia palavra para isso. Ministros, parlamentares, juízes, assessores estiveram na mídia durante o ano por cometerem malfeitos.

Nos dois governos de Lula vimos as mesmas coisas, mas “em nome da governabilidade” o presidente com o maior índice de aceitação do povo – que a História desse país jamais registrara – preferia acomodar as coisas. Coisas essas que foram crescendo como uma bola de neve e desabaram no governo de Dilma.

O fato é que sete ministros caíram e só um deles – Nelson Jobim – não caiu por acusações de praticar irregularidades.

Outro assunto de destaque no ano foi a atuação da ministra Eliana Calmon, corregedora-geral do CNJ. Ao tentar fazer bem o seu trabalho sofreu ataques corporativos de juízes – ancorados em São Paulo, cujo Tribunal de Justiça jamais se destacou por justiça – e foi sabotada em seu mister exatamente por ministros do STF. Se perdeu o apoio de seus colegas do Direito, Eliana Calmon ganhou a simpatia da opinião pública, pelo menos daquela que ainda se indigna contra os ataques de servidores públicos aos cofres públicos. Enquanto isso o STF de Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski revalida a posse de Jáder Barbalho no Senado. Incrível!

O ano vai terminando com a excelente notícia de que o Brasil superou a Grã-Bretanha e agora é a sexta economia do mundo. Excelente momento para o governo – e os governos estaduais e municipais também – investir em educação, saneamento básico, segurança e saúde. Não nos esqueçamos que o Brasil ainda ocupa o 84º no IDH e 88º na Educação.

No cenário internacional as revoltas dos países árabes ao mesmo tempo que demonstram o anseio por liberdade daqueles povos deixam em expectativa o mundo ocidental,  que ainda não saber se haverá triunfo da democracia e ou de governos teocráticos nos quais os direitos humanos mais elementares são ignorados. E a China segue seu caminho natural para se tornar o novo império futuramente. Não se abala com nada, vai crescendo na economia e investindo pesado, cada vez mais, na Educação.

Feliz Ano-Novo aos leitores – verdadeiros colaboradores – do blog.

7 pensamentos sobre “Feliz 2012

  1. Parabéns pela matéria, grande Bomfim! Precisamos realmente de mais educação e q esse tipo de informação chegue cada vez mais longe!

    Feliz ano novo!

    Curtir

  2. Valeu Brown, análise lúcida e enxuta dos principais aspectos da conjuntura nacional e internacional.
    Um Ano Novo de felicidades e fortuna pra vc, meu amigo, e vida longa para o Blog do Brown!

    Curtir

  3. Querido Bonfa!

    2011 passou voando! Muitas pautas, muitas notícias e a gente nem se viu… Dentro de poucos dias, 2012 vai chegar com tudo de bom que um recomeço pode significar, especialmente a oportunidade de tentar de novo, de tentar diferente, de melhorar e de crescer ainda mais! Desejo a você tudo de bom em 2012!

    Conte sempre comigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s