Honorino, o escrivão, faria 90 anos de idade


Se ele estivesse vivo faria hoje 90 anos de idade. Nasceu em Itagi (então distrito de Jequié, atualmente um município de pouco mais de 15 mil habitantes), morou em várias cidades brasileiras, de norte a sul. Foi garçom, ajudante de motorista, motorista de caminhão e por fim escrivão. Sub-oficial do Cartório de Registro Civil de Vitória da Conquista, tornou-se oficial com a morte de Aristóteles Vieira de Melo, que o empregou quando ele foi registrar o filho, exatamente o sujeito que assina este blog.

O homenageado é Honorino Alves de Oliveira, na primeira foto nos anos 80, em frente à praça do fórum. Na segunda foto – uma montagem feita pela querida sobrinha Luciana Oliveira – “seu” Honorino em pose clássica nos anos 70 conquistenses. Quem tem mais de 50 anos e mora ou morou em Conquista, conheceu ou ouviu falar muito de “seu” Honorino. Nasceu, casou, morreu o nome ia parar num dos livrões de registro, como o que ele segura na primeira foto (este aí provavelmente era de casamento. Escrivão e juiz devem ter ido celebrar o casamento em domicílio, algo que era comum na época, não sei se hoje ainda é assim).

As lembranças são de alegria e felicidade. Ficaram lá no passado, já distante. Honorino morreu em 7 de agosto de 2001. Esta homenagem é como se fosse um abraço e o “parabéns pra você”.


39 comentários sobre “Honorino, o escrivão, faria 90 anos de idade

  1. Meu avô falava muito do Sr. Honorino. Dizia que ele era uma pessoa que sempre ajudava os mais precisados, deixando de cobrar registros de nascimento, casamentos e registros de óbito. E que também pagava cestas básicas para quem estava na pior. Conquista precisa de gente assim, está muito materialista.

    Curtir

  2. Oh Compadre. Que linda homenagem.. seu pai deve estar com o espírito leve e orgulhoso do filho. Um beijo no seu coração.

    Curtir

  3. Também me lembro do que muita gente falava do escrivão Honorino. Um homem bom que ajudava muito os mais pobres que não podiam pagar por uma certidão de nascimento ou de óbito, e até casamento ele fez com o cartório assumindo os custos da justiça.

    Curtir

  4. Meu pai sempre falava do Sr. Honorino. Um homem respeitável, de bem e que ajudou muito os pobres em Conquista.

    Curtir

  5. Concordo, os historiadores, principalmente, deveriam fazer um trabalho de resgate de personalidades históricas de Conquista.

    Curtir

  6. Interessante, minha avó e outras pessoas mais velhas também sempre falaram – e bem – do escrivão Honorino. Conquista tem umas personalidades históricas que merecem ser conhecidas pelos mais jovens.

    Curtir

  7. Minha avó sempre falou de Seu Honorino, o escrivão. Ela dizia que ele era bem elegante, carregando o livro de casamentos, indo a pé para o fórum. Gostei de ver ele nesse blog.

    Curtir

  8. Meu pai sinto sua presença cada dia mais forte,levo comigo tudo que vc me ensinou tenho certeza que um dia vamos nos encontrar.saudades muitas saudades. Sua filha Ana Cláudia lemos de oliveira.

    Curtir

  9. Morei em Conquista até os 20 e poucos anos. Vim pra São Paulo, mas não esqueci minha cidade natal. Seu Honorino, o Escrivão, era uma pessoa muito bem conceituada e querida, sempre ajudando quem precisava, meu pai falava muito bem dele.

    Curtir

  10. Em resposta a Cristina Meyer

    1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
    Praça Estevam Santos, 41 Fórum João Mangabeira
    Centro – Vitória da Conquista – BA – CEP: 45020-906
    Tel: (77) 3425-8917

    Em outros comentários a este post há respostas do Brown sobre o mesmo endereço, Cristina.

    Curtir

  11. Eu lembro de seu Honorino. Eu era criança, mas lembro dele exatamente como está na foto, com esse livrão na mão. Meus pais sempre me disseram que ele era um homem bom, que gostava de ajudar as pessoas que tinham recursos. Que esteja num bom lugar, amparado por Deus, em sua misericórdia.

    Curtir

  12. Olá Brown, tudo bem? Eu sei que o seu post é antigo, mas gostaria de saber se você tem mais informações sobre o cartório que o oficial de registro civil Aristoteles Vieira de Mello trabalhou. Estou em busca da segunda certidão de casamento do meu avô, porém temos apenas a segunda página do documento assinado por ele, o restante foi perdido. Devido a falta do documento completo, não estamos localizando em qual cartório o ocorreu o casamento. Caso tenha alguma informação adicional, poderia me contatar? Muito obrigada! Cristina

    Curtir

  13. Olá, Boa tarde, me chamo Valéria Neves Correa, minha mãe nasceu e foi criada aí em Vitoria da conquista, e a certidão dele embora ela tenha nascido em 1946, foi lavrada em 22/03/1978, o nome dela é Elza Soares Neves, ela veio para o rio de janeiro nova ainda, hoje ela já é falecida, mas eu gostaria de saber se existe alguém ainda aí em Vitória da Conquista algum parente da minha minha mãe, o nome da minha avó, que a única coisa que consta na certidão é Minervina Soares Neves. Se alguém souber de alguma coisa ou alguma notícia, por favor entrar em contato no email: fccinformatica270@gmail.com…desde já agradeço imensamente…abraços…Valéria Neves Correa.

    Curtir

  14. ola estou procurando familha de meu pai que sao todos ai de conquista.nao sei muito sobre eles.
    meu pai chamava agenor ferreira falava muito de sei irmão braulino e disse que tinha uma irma que tinha uma pensão na entrada de conquista.se alguém poder ajudar eu encontrar ficaria muito grata.
    Eva fone 016994032005

    Curtir

  15. Olá!
    Por favor preciso saber se algum de vocês que residem em Vitoria da Conquista tem alguma familiaridade com Clemente Alves de Oliveira casado com Thereza Maria dos Santos, teve uma filha chamada Jovita Maria dos Santos. A Jovita Maria dos Santos nasceu em Vitoria da Conquista e morou no ES. Clemente Alves de Oliveira é meu bisavô e ficaria feliz em saber mais informações acerca da família.

    Cumprimentos, Marcus Lopes

    Curtir

  16. Estou tentando entrar em contato com o Cartorio Aristosteles Vieira de Melo em Vitória da Conquista, mas pelo tel informado , ninguém atende , será que existe outro telefone de contato ? Agradeço a atenção. Elma.

    Curtir

  17. Boa Tarde, estou tentado pedir minha certidao mas nao consigo falar no cartorio. tem algum outro telefone ou e-mail que eu possa fazer o pedido.
    desde ja agradeco.

    Curtir

    1. 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
      Cartório de Registro Civil

      Endereço: Praça Estevam Santos 41 – Fórum João Mangabeira, Vitória da Conquista – BA, 45020-906
      Telefone:(77) 3425-8917

      Curtir

  18. Boa tarde,
    Estou tentando pedir minha certidão para eu marcar meu casamento. Moro aqui em Minas Gerais. Qual o número que devo ligar ou e_mail que devo fazer o pedido.
    Desde já agradeço.

    Curtir

    1. 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
      Cartório de Registro Civil

      Endereço: Praça Estevam Santos 41 – Fórum João Mangabeira, Vitória da Conquista – BA, 45020-906
      Telefone:(77) 3425-8917

      Curtir

    1. Sim, Juliana.
      Anote:

      1º Ofício de Registro Civil de Vitória da Conquista
      Praça Estevam Santos, 41, Fórum João Mangabeira
      Centro – Vitória da Conquista – BA
      CEP 45020-906
      Tel: (77) 3425-8917

      Curtir

  19. Houve esse fim de semana um reencontro entre eu, Gel e Nino, este com seus filhos, netos e esposa, algumas mágoas que o tempo vai apagar, pois já estão amenizadas, falamos muito sobre nosso pai, que com certeza deve estar feliz com essa aproximação, tem também Jeandra, a reencontramos através do meio social mais eficaz para esses reencontros que é o facebook, enfim aos poucos estamos nos juntando, bjs à toda essa família Oliveira

    Curtir

    1. Olhe, Monica, aí abaixo os endereços dos cartórios de registro civil em Vitória da Conquista. Espero que lhe ajude.

      Abraços

      Brown

      1º Ofício De Registro Civil Das Pessoas Naturais
      Pç. Estevam Santos, 41 Fórum João Mangabeira
      Centro – Vitória da Conquista – BA
      Telefone: (77)3425-8917

      2º Ofício De Registro Civil Das Pessoas Naturais
      Pç. Estevão Santos, 41 – Fórum João Mangabeira
      Centro – Vitória da Conquista – BA
      Telefone: (77) 3425-8918

      Curtir

  20. Venho por meio dessa mensagem mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido com o meu avô. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz. Saudades Eternas.

    Curtir

  21. Pai… Não posso vê-lo, tocá-lo, mas posso senti-lo muitas vezes aqui comigo, nosso elo continua mais forte, se fez eterno…. Nunca existirá distância entre nós, pois nosso amor é maior que tudo, a morte não é o fim, e sim uma separação necessária, pois cada um de nós tem seu tempo certo aqui na Terra, tudo já esta agendado pelo CRIADOR, nossa chegada, nossa partida…
    Pai… Um dia estaremos frente a frente, onde caminharemos novamente juntos, rumo a novas etapas, a novas jornadas, pois a vida é assim, sem fim..Sua filha Samana

    Curtir

  22. Olha senhor encontrei através do google, algo que possa ser importante para o resgate de minha cidadania através do meu registro, pois moro em uma cidade do interior do Ceará e fomos (eu e minha irmã) registrado no cartório de Vitória da Conquista – BA como escrivão: HONORINO ALVES DE OLIVEIRA.
    Precisamos da retira de 2ª Via. Espero ter resposta sobre este assunto se possível. Deuzimar OLiveira da Silva – Russas-CE.

    Curtir

    1. Deuzimar, veja o site, tem uma resposta mais completa. Anote os endereços:
      1º Ofício De Registro Civil Das Pessoas Naturais
      Pç. Estevam Santos, 41 Fórum João Mangabeira
      Centro – Vitória da Conquista – BA
      Telefone: (77)3425-8917

      2º Ofício De Registro Civil Das Pessoas Naturais
      Pç. Estevão Santos, 41 – Fórum João Mangabeira
      Centro – Vitória da Conquista – BA
      Telefone: (77) 3425-8918

      Curtir

Deixe um comentário