Aniversário de Vitória da Conquista, muito a melhorar

Vitória da Conquista, município do Estado da Bahia, faz hoje (9 de novembro) 171 anos de emancipação política. De acordo com o censo do IBGE sua população é de 310.129 habitantes, sendo assim a terceira maior cidade baiana.
Muito conhecida pelo frio, sua altitude, tomando por base a localização das escadarias da Igreja Matriz, é de 923 metros acima do nível do mar, podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Sua área é de 3.743 km².
Por não ter geadas, Conquista e municípios próximos obtiveram sucesso no plantio e se tornaram grandes produtores de café. No final dos anos 1980, o município alterou suas características e passou a se destacar também no polo de serviços.
Triste para os conquistenses é perceberem nessa data de aniversário que o município está pessimamente colocado no estudo feito pela revista Veja (edição 2241) em 106 cidades com mais de 200 mil habitantes, excetuando as capitais. As 106 cidades respondem por 27,7% do PIB nacional e abrigam 20,4% da população brasileira.
Das cidades baianas contempladas no estudo, Camaçari é a segunda melhor em emprego. Feira de Santana se destaca no comércio.
Infelizmente, Vitória da Conquista é a primeira pior em ensino básico.
Levantamento da própria prefeitura local, feito em 2009, mostra que no 3º ano básico metade dos alunos ainda não estava alfabetizada.
Em termos de criminalidade, outro município baiano aparece mal. É Itabuna, na segunda colocação entre as piores cidades nesse quesito.
Quando se fala em mortalidade infantil, Itabuna aparece outra vez, e em primeiro lugar entre as piores, com a taxa de 29,4 mortes para 1.000 nascidos vivos. E Vitória da Conquista é a segunda pior, com 23 mortes.
Para efeito de comparação, do outro lado, entre as melhores, Presidente Prudente e Americana, de São Paulo; Viamão, do Rio Grande do Sul; e Macaé, do Rio de Janeiro têm a taxa de 8 mortes para 1.000 nascidos vivos. A média nacional, de 2009 (todos os dados são desse ano) era de 16 mortes por 1.000 nascidos vivos.
O estudo demonstra, acima de tudo, que a Bahia tem muito que melhorar. Conquista e Itabuna são, respectivamente, a 3ª e a 4ª, cidades mais importantes do Estado. Imagine como estão as de menores porte e estrutura.

13 pensamentos sobre “Aniversário de Vitória da Conquista, muito a melhorar

  1. Pingback: no big brown: Nattinho de Conquista! __ | falandonalata1

  2. Pingback: Anatólio, o Nattinho, cantor conquistense | Blog do Brown

  3. Ao tomar conhecimento do aniversario de minha cidade natal,através o face a querida Vitória da Conquista, senti uma leve frustração, pois fui o primeiro cantor contratado pela rádio Clube de Conquista, após, ´ um concurso que escolheu-me como também Ilma Gusmão, como artistas exclusivos desta emissora, alem do conjunto regional do querido “Bebezinho”(se não me falha a memória) nosso programa se chamava; “Canta o Sudoeste” toda quarta feira às 21 horas. Alem dos programas de auditório aos domingos, comandado pelo grande amigo Hélio Gusmão e Jota Menezes, também se apresentava como artista da rádio a querida Maria da Gloria e outros trios quartetos &. num concurso de rei do radio nos anos 56 ou 56 fui eleito príncipe conforme foto anexo. Gostaria que fosse corrigido este detalhe para que a verdade fosse restabelecida e fazer jus aos que verdadeiramente contribuiram para a cultuara de nossa querida Vitória da Conquista. Sou Anatólio Novaes da Silva, meu nome artístico hoje é NATTINHO, moro Curitiba Pr. canto em eventos tenho 7 CD gravados ja gravei para a gravadora Continental, Tapecar SP. & Devo dizer que ainda tenho bastantes parentes aí na minha Conquista, estou concluindo um novo CD, e vai fazer parte deste disco a canção “Vitória da Conquista” que é dedicada a minha terra natal, um cordial abraço. Nattinho

  4. Pingback: Parabéns aos conquistenses! | Blog do Brown

  5. A Conquista dos anos 60, 70… Quanta saudade. Saí daí, mas meu coração ficou para sempre nessa cidade fria e boa de se viver naquela época.

  6. Salve Vitória da Conquista. Bela cidade. Bela gente. Mas o blog está com razão, falta muito para tornar-se uma cidade justa para todos.

  7. Este é um artigo de grande inspiração. Fiquei muito satisfeito com o seu bom trabalho. As informações são muito úteis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s