A Importância de uma Biblioteca em um Centro Espírita – artigo de Maria da Glória Alves de Oliveira

Publicado no site da Associação de Divulgação da Doutrina Espírita (ADDE), esse artigo é muito interessante e independe de quem ler professar a religião A, B ou C. O valor do artigo está na  informação. Na introdução do trabalho, Maria da Glória, graduada em Ciência da Informação, explica o que a levou a fazer a pesquisa e o artigo.

A conquistense Maria da Glória Alves de Oliveira

O presente trabalho aborda a importância da biblioteca nos centros Espírita de Vitória da Conquista. Esta temática tem sua importância fundada no esclarecimento que proporciona aquele que busca conhecer sobre biblioteconomia, e esclarecer sobre essa doutrina que é vista de forma preconceituosa, não só na época do seu aparecimento, mas nos dias atuais e no futuro contará sempre com adeptos e opositores, por isso existe a necessidade de divulgar sempre o que for de esclarecimento positivo.
Este trabalho foi importante para a pesquisadora pelo fato de a mesma ser graduanda do curso de Ciência da Informação com ênfase em biblioteconomia e ser seguidora da doutrina espírita. Em relação aos seguidores e estudiosos da doutrina, ele possibilita conhecimento de como estarem sempre atualizados através dos livros e mídias que trazem não só palestras e seminários da cidade de Vitória da Conquista, mas de todo país. Ao tomar emprestados esses materiais, os usuários estarão contribuindo para a aquisição de novas obras. A organização de bibliotecas nas instituições espíritas proporciona aos espiritistas e simpatizantes da doutrina inúmeros benefícios, dentre eles a formação do hábito de leitura nas crianças e jovens, a divulgação do espiritismo a todos os interessados e a promoção da reforma íntima pelo conhecimento doutrinário – filosófico. Ao oferecer seus serviços o centro espírita colabora de maneira efetiva para o conhecimento doutrinário de seus freqüentadores.
A priorização básica foi identificar todas as bibliotecas dos centros espíritas de Vitória da Conquista, porém dentre os 19 centros existentes nesta cidade, apenas 07 possuem bibliotecas.

Os locais que serviram como fonte de pesquisa foram:  Centro Espírita Humberto de Campos, Centro Espírita Antonio Cruz, Centro Espírita André Luiz, Centro Espírita Francisco de Assis, Núcleo Espírita Jesus de Nazaré NEJN, Centro de Estudos Espírita Fabiano de Cristo, Centro Espírita Pena Branca.
A abordagem usada neste artigo foi indutiva porque partiu de questões particulares para analisar a importância dos centros espíritas de Vitória da Conquista. O método de procedimento usado foi histórico – funcionalista, e as técnicas utilizadas para a coleta de dados foram entrevista e observação.
Leia o artigo completo

2 pensamentos sobre “A Importância de uma Biblioteca em um Centro Espírita – artigo de Maria da Glória Alves de Oliveira

  1. Pingback: big brown___ « falandonalata1

  2. Muito bom… Independente da crença LER é sempre uma viagem fantástica. Seria muito bom que todos os templos religiosos colocassem esta ação em prática. O empréstimo de livros gratuitos é uma forma de ampliar a cultura, conhecimento e reflexão. Tomara que esta ideia pegue logo! Valeu mestre Bonfim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s