Trabalhadores de A TARDE fazem manifestação dentro e fora do jornal

Depois das tentativas de reunião com os dirigentes da empresa e de paralisarem as atividades durante as reuniões de integrantes dos sindicatos com os patrões, os trabalhadores de A Tarde perderam a paciência e levaram sua insatisfação além dos muros, com cartazes mostrando e informando à população que a diretoria do jornal contrapropôs reajuste salarial de 0%.
Nesta terça-feira, às 10 horas, os representantes dos sindicatos das três categorias se reúnem com os dirigentes do jornal. Às 14h30, os trabalhadores fazem outro protesto, com um apitaço em frente à empresa. É provável que na quarta-feira, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego tente intermediar um acordo com os Simões, donos do jornal.

Antes de sair para a Avenida Tancredo Neves, os trabalhadores (jornalistas, gráficos e pessoal da área administrativa) realizaram o ato simbólico de abraçar a sede do quase centenário jornal. Em seguida, já na condição de manifestantes procuravam explicar aos surpresos motoristas e pedestres que estão há três anos com os salários congelados.

“Basta de arrocho salarial”. Com essa frase escrita numa faixa na passarela, os trabalhadores demonstravam toda sua indignação a quem passava na avenida.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Marjorie Moura, frisou que no ano passado os trabalhadores conseguiram um reajuste de 5% no dissídio coletivo. “Não chegamos a ir à Justiça, mas o percentual só foi dado diante da ameaça de uma greve. Este ano a empresa oferece reajuste zero”.

No início da negociação deste ano os trabalhadores tentaram negociar um reajuste de 12% que apenas reporia as perdas salariais. A empresa nem deu resposta. Os trabalhadores baixaram a pedida, então, para 6.3%, que equivale à inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), nos últimos doze meses. Os patrões responderam com 0%.

2 pensamentos sobre “Trabalhadores de A TARDE fazem manifestação dentro e fora do jornal

  1. Pingback: big brown « falandonalata1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s