Réquiem para um guerreiro da luta contra o racismo

Morreu, aos 97 anos, nesta terça-feira, 24 de maio, o ex-senador Abdias Nascimento,  um dos pioneiros na luta contra a discriminação racial no Brasil. Artista, professor, homem público. Em todas as áreas, Abdias Nascimento trabalhava contra a discriminação racial. Na década de 30, chegou a ser preso por resistir a agressões racistas. Esteve exilado durante a ditadura e, em 1983, foi o primeiro deputado federal a propor projetos de políticas afirmativas, como as cotas.
Na década de 40, fundou o Teatro Experimental do Negro, onde dava cursos de dramaturgia e cultura geral para os participantes. Formou vários atores. Na mesma época, criou e dirigiu o jornal O Quilombo. Assinava uma coluna chamada Democracia Racial. A luta de Abdias foi reconhecida no mundo todo. Ele fez conferências em universidades e participou de seminários em vários países. Ganhou prêmios de direitos humanos da ONU e da Unesco.
No Brasil, recebeu a maior homenagem concedida pelo governo a um cidadão brasileiro: a Ordem do Rio Branco.
Saiba mais sobre Abdias Nascimento
Jornal Nacional: morre Abdias Nascimento

2 pensamentos sobre “Réquiem para um guerreiro da luta contra o racismo

  1. Abdias foi um desses homens imprescindíveis. Lembra do poema de Brecht? Mas não fiquei triste com sua morte. Cumpriu sua missão e voltou ao mundo dos encantados. Só chorei um pouquinho revendo a entrevista que Lázaro Ramos fez com ele. Acho que foi a emoção de constatar que o Lázaro que entrevistava com tanta reverência é o resultado da luta de toda uma vida daquele homem de barbas brancas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s