Fernando Vita lança o seu novo romance: Cartas Anônimas

O texto abaixo é do jornalista e advogado Nestor Mendes Júnior. Atento a quem trata ainda o idioma com carinho, Nestor viu o novo livro do jornalista Fernando Vita e gostou. Voluntariamente, está fazendo a divulgação do lançamento de Cartas Anônimas. Confira:

O jornalista e escritor Fernando Vita está com livro novo na praça, depois de cinco anos sabáticos. Trata-se de Cartas Anônimas – Uma hilária história de intrigas, paixão e morte, com selo da Geração Editorial, que será lançado na terça-feira (29 de março), às 19h, na Saraiva Megastore, no Shopping Salvador. É o segundo romance deste baiano de Santo Antônio de Jesus, Prêmio Braskem de Literatura 2006 com o livro Tirem a doidinha da sala que vai começar a novela
Cartas Anônimas se desenrola em Todavia, uma pequena e inexpressiva  cidade encravada do Recôncavo baiano, invadida por um verdadeiro tsunami de cartas anônimas, onde o que prospera é a maledicência e a futrica. Tudo começa quando um cidadão de Todavia, que se auto-intitula O Sedutor, apropria-se de um poema de Olavo Bilac para conquistar o coração da bela e jovem viúva Boneca.
A apropriação indébita é feita através de uma carta sem assinatura nem remetente, o que dá ensejo a que outras missivas, igualmente anônimas, prosperem na pacata Todavia, gerando uma imensa teia de íntimos segredos revelados e de emoções guardadas por anos a fio e agora trazidas a público. 
Todo esse labirinto epistolar anônimo que sustenta o romance nasce da visão solitária de um observador, ele próprio autor e ator na história. Ao mesmo tempo em que vai expondo o passado e o presente de Todavia com a meticulosidade de atento historiador, o narrador, enclausurado, vale-se de velhos cadernos de anotações e de outros guardados para desfiar as suas próprias memórias.

Iniciado na Bahia, no outono de 2006, Cartas Anônimas foi concluído na primavera de 2007 em Kamarina, na Sicília. Fernando Vita jura que as personagens são todas fictícias, mas não garante que elas não estão por aí. “Todavias existem na vida de tantos quanto eu viveram parte da sua existência em pequenas cidades e vilas rurais do interior, do Brasil ou não. A minha Todavia é um burgo ficcional construído a partir de umas tantas vivências que pude viver, na criancice, na juventude e até mesmo agora”, diz o autor.
Para os apreciadores da boa literatura e da cultura da Bahia, Cartas Anônimas é um prato cheio, uma história hilariante, do princípio ao fim, cultivado pela pena de quem sabe bem escrever e, principalmente, como Garcia Marquez, soube viver para contar.

Sobre o autor

Fernando Vita nasceu em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, em 22 de dezembro de 1948. Lá iniciou os seus estudos. Mudou-se em 1965 para Salvador e, em 1973, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua vida profissional no extinto Jornal da Bahia, onde foi repórter, editor e crítico musical. Foi repórter freelance do Jornal do Brasil e das revistas Veja e Istoé/Senhor. Nos anos oitenta escreveu crônicas semanais para o jornal A Tarde e para o semanário Pasquim. Em 2006, com o romance Tirem a doidinha da sala que vai começar a novela, Vita recebeu o Prêmio Braskem Cultura e Arte e teve o seu primeiro livro publicado pelo selo Casa de Palavras, da Fundação Casa de Jorge Amado. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios.

7 pensamentos sobre “Fernando Vita lança o seu novo romance: Cartas Anônimas

  1. Moro nessa Cidade “Todavia” e me divertir bastante analisando e refletindo quem são os personagens na realidade .
    romance e paixão e humor o livro vem recheado mais a morte só aconteceu no suicídio de “Cão leproso” enforcado, na morte do gato Bangú e na morte do porco Baê ao cheirar a merda de João Grande.
    parabéns pela Criatividade Fernado. Abraço

  2. Sou de Recife, comprei o livro há um dia e contudo, entretanto, Todavia já me causou a plena certeza de uma leitura ágil, divertida, crítica e no mais popular dos adjetivos: PORRETA. Parabéns ao autor por tamanha sagacidade com as palavras! Já passei da metade.
    Um abraço,
    Rodrigo Lima.

  3. Pingback: CARTAS ANÔNIMAS « PIRATA DOS 7 MARES

  4. Há muito tempo que nào me divertia tanto,lendo
    as “cartas anônimas”dos moradores de TODAVIA.
    Simplesmente sensacional o livro do escritor Fernando Vita.

  5. Gostaria muito de obter um autógrafo do autor Fernando Vita . Fiquei fascinada pelo livro Cartas Anônimas. A cidade Todavia,até parece minha cidade natal!Onde posso encontrá-lo para realizar
    intento?

  6. Putz…! Adoraria prestigiar o lançamento de mais esse livro de um ex-chefe durão e muito querido, jornalista top de linha. Vou ter que encomendar um exemplar com dedicatória. Ou, quem sabe, tomo um avião. Obrigada, Bomfa.

  7. Pingback: Anônimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s