Nilton Amorim fala do 2º Festival Internacional da Sanfona

Olá pessoal, eu sou Nilton Amorim, e estou de volta pra falar de música brasileira. Meu destaque desta semana é o 2º Festival Internacional da Sanfona, que acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas belas  cidades de Juazeiro e Petrolina, que são divididas pelo Rio São Francisco.
Além da presença de grandes instrumentistas oriundos de várias regiões do país e do exterior, o festival oferece uma extensa programação que inclui palestras, oficinas, exposições, concertos musicais e grandes shows abertos na Orla Nova de Juazeiro e Concha Acústica de Petrolina.  
Entre os artistas convidados para a segunda edição do evento que homenageia os mestres Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, estão Nando Cordel, os acordeonistas italianos Antonio Spaccarotella, Frank Marocco, Mirco Patarini, o argentino Hector Del Curto, Renato Borghetti, Hermeto Pascoal, Cicinho de Assis, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Aracaju, Flávio Baião, Waldonys, entre outros. 
Com mais de 3.200 anos de história, descendente do milenar Sheng chinês e patenteada em Viena ainda no século XIX, no ano de 1827, a sanfona ou acordeon, ícone do nordeste brasileiro ainda é hoje, o principal instrumento das festas tradicionais brasileiras, presente na maioria dos arranjos musicais dos mais variados gêneros e estilos. Ainda hoje, o instrumento é muito praticado na Alemanha, nos Estados Unidos, Itália, interior da França, Bulgária e até no Japão. 
A estimativa de público para esta segunda edição é de mais de 50 mil pessoas. As atividades começam na terça-feira, dia 09 de novembro, com a exposição do acervo do Memorial Luiz Gonzaga e um concerto com o artista alagoano Hermeto Pascoal, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro. 
E pra você que mora em Salvador e não pode ir até Juazeiro ou Petrolina para ver de perto este importante evento, é só ficar ligado na Educadora Fm, 107.5, que estará fazendo uma grande cobertura jornalística e transmissões dos shows no dias 12, 13 e 14, a partir das 20 horas, e pra quem é de outro estado o nosso site é: (www.educadora.ba.gov.br). Fique ligado.
E se você quiser saber mais sobre o 2º Festival Internacional de Sanfona, o site é (www.festivaldasanfona.com.br).
É isso aí, pessoal, um grande abraço a todos e até a próxima semana. Agora fique com Dominguinhos em apresentação no festival no ano passado.

2 pensamentos sobre “Nilton Amorim fala do 2º Festival Internacional da Sanfona

  1. Ê saudade de minha terra. No interior tudo é mais bonito, mas que fazer, tenho que viver longe de lá, viver na capital. Esse blog me lembrou muito da terrinha. Valeu!

  2. adoro sanfona! minha mãe tocava muito bonito e eu cresci com esse instrumento que é capaz de ser tão alegre quanto melancólico, tão baião quanto tango, tão italiano quanto francês, quanto alemão, quanto argentino, quanto qualquer lugar do mundo onde se tenha ouvidos e coração para sentir. vai aqui um pouco de tango, um pouco de astor piazzola e gerry mulligan, em momento de beleza incomum. essa é pra vc, nilton madurga amorim! bj http://www.youtube.com/watch?v=k0XqF5iaQjI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s