Nilton Amorim fala do 2º Festival Internacional da Sanfona

Olá pessoal, eu sou Nilton Amorim, e estou de volta pra falar de música brasileira. Meu destaque desta semana é o 2º Festival Internacional da Sanfona, que acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas belas  cidades de Juazeiro e Petrolina, que são divididas pelo Rio São Francisco.
Além da presença de grandes instrumentistas oriundos de várias regiões do país e do exterior, o festival oferece uma extensa programação que inclui palestras, oficinas, exposições, concertos musicais e grandes shows abertos na Orla Nova de Juazeiro e Concha Acústica de Petrolina.  
Entre os artistas convidados para a segunda edição do evento que homenageia os mestres Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, estão Nando Cordel, os acordeonistas italianos Antonio Spaccarotella, Frank Marocco, Mirco Patarini, o argentino Hector Del Curto, Renato Borghetti, Hermeto Pascoal, Cicinho de Assis, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Aracaju, Flávio Baião, Waldonys, entre outros. 
Com mais de 3.200 anos de história, descendente do milenar Sheng chinês e patenteada em Viena ainda no século XIX, no ano de 1827, a sanfona ou acordeon, ícone do nordeste brasileiro ainda é hoje, o principal instrumento das festas tradicionais brasileiras, presente na maioria dos arranjos musicais dos mais variados gêneros e estilos. Ainda hoje, o instrumento é muito praticado na Alemanha, nos Estados Unidos, Itália, interior da França, Bulgária e até no Japão. 
A estimativa de público para esta segunda edição é de mais de 50 mil pessoas. As atividades começam na terça-feira, dia 09 de novembro, com a exposição do acervo do Memorial Luiz Gonzaga e um concerto com o artista alagoano Hermeto Pascoal, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro. 
E pra você que mora em Salvador e não pode ir até Juazeiro ou Petrolina para ver de perto este importante evento, é só ficar ligado na Educadora Fm, 107.5, que estará fazendo uma grande cobertura jornalística e transmissões dos shows no dias 12, 13 e 14, a partir das 20 horas, e pra quem é de outro estado o nosso site é: (www.educadora.ba.gov.br). Fique ligado.
E se você quiser saber mais sobre o 2º Festival Internacional de Sanfona, o site é (www.festivaldasanfona.com.br).
É isso aí, pessoal, um grande abraço a todos e até a próxima semana. Agora fique com Dominguinhos em apresentação no festival no ano passado.

2 pensamentos sobre “Nilton Amorim fala do 2º Festival Internacional da Sanfona

  1. Ê saudade de minha terra. No interior tudo é mais bonito, mas que fazer, tenho que viver longe de lá, viver na capital. Esse blog me lembrou muito da terrinha. Valeu!

    Curtir

  2. adoro sanfona! minha mãe tocava muito bonito e eu cresci com esse instrumento que é capaz de ser tão alegre quanto melancólico, tão baião quanto tango, tão italiano quanto francês, quanto alemão, quanto argentino, quanto qualquer lugar do mundo onde se tenha ouvidos e coração para sentir. vai aqui um pouco de tango, um pouco de astor piazzola e gerry mulligan, em momento de beleza incomum. essa é pra vc, nilton madurga amorim! bj http://www.youtube.com/watch?v=k0XqF5iaQjI

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s