O adeus a Antonio Carlos Nunes

Antonio Carlos Nunes de Assis, primeiro locutor a apresentar programa na TVE e por mais de 20 anos um dos craques do time de locutores da Rádio Educadora, morreu na sexta-feira. Seu corpo foi enterrado ontem, no Campo Santo. Espera-se que pelo menos no site o Irdeb (do qual fazem parte a Educadora e a TVE) faça menção ao trabalho de Nunes e à sua morte.

Trabalhei com o paulista de Rio Preto Nunes por 13 anos e a lembrança que ficou é a de um profissional inteligente, que buscava obsessivamente a perfeição. Veja uma imagem rápida de Nunes em uma nota sobre a inauguração da TVE.

Clique e confira

11 pensamentos sobre “O adeus a Antonio Carlos Nunes

  1. Sou irmã do Antonio e estou profundamente emocionada com o carinho e reconhecimento de voces.A mim só resta dizer até breve a ele, até lá vou conviver com a saudade e a lembrança das discussões imensas e amorosas que tínhamos,do carinho trocado pelo telefone,eu em São José dos Campos-SP e ele aí nessa terra maravilhosa que ele escolheu para viver,jogar suas sementes e voltar para o cósmico.Obrigada pelas homenagens.

    • Olá Silvia Cristina

      Bom saber que você, irmã de Nunes (nós o chamávamos assim) gostou das homenagens que fizemos. Ele era muito querido e considerado por todos nós uma pessoa muito inteligente.
      Saudações a você e aos seus familiares.

  2. Alo meu amigo Bomfim,

    Aqui quem esta escrevendo e Tidinho. Vou tentar rabiscar algumas linhas e pretender que estou escrevendo portugues.
    Soube da morte de Antonio Carlos Nunes pela a minha querida amiga Mayra. Que tristeza, e uma grande perda para o Irdeb.
    Quando estive ai no Brasil em 2008 encontrei Antonio Carlos e ele me deu um abraco forte e disse que estava feliz em saber que eu estava bem.
    Tambem tenho lembrancas quando estava no estudio e ele sempre queria repetir os textos ate ficar perfeito. Que ele descanse em paz.
    Um abracao, e desculpe os erros de portugues, eu ja nao sabia escreve portugues quando morava ai, imagina agora que estou (nos EUA)há 25 anos longe da lingua portuguesa.
    Um abracao.

  3. Bonfa,

    Nunes se foi?! Tomei um susto…Não sabia. Um dos melhores. Convivemos bastante tempo na Educadora. Nunes era intenso. Era mais que locutor, interferia descaradamente em tudo que caia nas mãos no estúdio . Ficava irritado com textos banais, por isso tantos atritos cavou. Mas também, tanto respeito. Quando pegava um texto, os textos poéticos de Almada, por exemplo, a gente sabia que sairia melhor do que a encomenda. Ainda assim, a gente se surpreendia com o resultado. E pensar que ele não queria trabalhar em rádio! Queria ser nadador, em São Paulo. Chegou a treinar. Mas nada…nadou mesmo foi pro fundo de uma rádio, e nadou intensamente. E queria ir sempre mais fundo. Espero que o Irdeb preste sua homenagem. Mas antes nós prestamos a nossa, com nosso respeito e gratidão. Que ele faça uma grande e tranquila viagem.
    Arthur,

  4. Ele agora está bem, imagino. Não encontrava ele fazia muito tempo, acho que desde que saí da TV. Mas faz parte da nossa história e isso mexe com a gente. Minha mãe lida superbem com isso, me conta tranquila quanto as pessoas de lá de Canudos morrem, mas eu não aprendi muito a lidar com isso. Talvez tenha que envelhecer mais pra aprender.

  5. Bomfa:
    Amigo de fé, irmão, camarada:

    Foi com muito pesar que recebi a notícia da perda de Nunes hoje pela manhã, pois no sábado justamente eu folguei na TVE.
    É, meu irmão, muitas saudades e boas lembranças nosso colega vai deixar, com certeza. E é isto que nos faz vivos, não é mesmo? A certeza que podemos continuar nossa jornada com as boas lembranças que pessoas marcantes nos deixam com exemplos de profissionalismo, educação e companheirismo. Vamos em frente acreditando que há outra vida, estamos só de passagem…

  6. Poxa, Bomfim, trabalhei com Nunes também lá na Educadora e ele foi uma das primeiras pessoas a elogiar meus textos e a me incentivar nessa nossa profissão tão dura. Fiquei triste. Lembro da cadela que ia esperar por ele na porta da Educadora e de como ele era um profissional competente e generoso.

  7. BONFA,
    TÔ EM BRASÍLIA, CAMPANHANDO… E SOUBE DA MORTE DE NUNES APENAS PELO SEU E-MAIL. ELE COMEÇOU COMIGO NO IRDEB, AINDA NA PRIMEIRA METADE DOS ANOS 70, QUANDO O IRDEB FUNCIONAVA NO SUBSOLO DA BIBLIOTECA CENTRAL. TRABALHAMOS JUNTOS MUITO TEMPO. ERA UM ÓTIMO LOCUTOR E FOMOS AMIGOS, AMIGOS DE VERDADE… ENQUANTO TRABALHAMOS JUNTOS AÍ NA EDUCADORA. TRABALHOU NA AM, OC, FM, NA TV … SEMPRE COM COMPETÊNCIA. LETÍCIA BARBOSA CONHECEU MUITO ELE E LHE QUERIA MUITO BEM.
    PUTA MERDA, O QUE ACONTECEU? MORREU DE QUê, assim, de repente? ERA UM CARA INTELIGENTE, INSTRUÍDO, GOSTAVA DE LER, BUSCAVA SEMPRE FAZER O MELHOR, ERA CUIDADOSO COM A PROFISSÃO… ERA UMA FIGURAÇA, O AMIGO NUNES… COM HISTÓRIAS FANTÁSTICAS E UMA VIDA INTENSA E CHEIA DE ENCRUZILHADAS… CONVERSÁVAMOS MUITO, SOBRE A VIDA, AS VIVÊNCIAS, OS PROBLEMAS, A PROFISSÃO, O IRDEB (A QUE DEDICOU UM PEDAÇÃO DA VIDA), AS CONTRADIÇÕES DESSES MUNDO, A TURBULÊNCIA DA ALMA HUMANA…
    PORRA, TÔ SENTIDO, DEU SAUDADE… NUNES MERECE UMA GRANDE E JUSTA HOMENAGEM DO IRDEB… ELE AJUDOU A CONSTRUIR ISSO, ESCREVEU BOAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DO IRDEB, VIU E PARTICIPOU DA MONTAGEM DE CADA TIJOLO, DA IMPLANTAÇÃO DA RÁDIO EDUCADORA, DA TV EDUCATIVA AÍ NO SOBRADINHO/FEDERAÇÃO. ATÉ FOI MORAR BEM PERTINHO DO LOCAL DE TRABALHO, ONDE PASSOU BOA PARTE DE SUA VIDA, ENTREGANDO-SE, COMO CARINHO…
    PÔ, DESCULPE , PRECISO ESCREVER ISSO, MESMO ASSIM, DE SUSTO, DE SURPREZA, DE SAUDADE… É JUSTO QUE FAÇA.
    ABRAÇÃO , AMIGO,
    ME DÊ UM RETORNO, MANDE-ME MAIS NOTÍCIAS DO QUE ACONTECEU…
    PEÇA A LETÍCIA PRA ME MANDAR UM E-MAIL , QUERO FALAR COM ELA…

  8. Lamentável perda.
    Informarei a Jonicael, que foi seu professor, e está aqui na INTERCOM, em Caxias do Sul, e manda abraço e elogios a você.
    Chegarei aí na terça a noite.

  9. Pingback: nosso a.c.n. « o flamboyant

Deixe um comentário

