Festas juninas

A hora e a vez de Nilton Amorim falar de música e músicos. Fique ligado:

“Olá pessoal, nesta semana não vou falar de um cantor específico, e sim das festas juninas, este mês é comemorado os dias dos santos – Santo Antonio, São João e São Pedro, e o Nordeste talvez seja a região que mais comemora o dia desses santos. Falo um pouco de cada santo e como ele é comemorado aqui na Bahia.
Bem, vamos começar com Santo Antonio, que é comemorado no dia 13 de junho, é um dos Santos de maior devoção popular no Brasil, padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro, também é invocado por pessoas que queiram encontrar objetos desaparecidos.
Nos primeiros treze dias de junho, os devotos de Santo Antonio rezam as trezenas com o intuito de alcançar graças através da sua intervenção ou de agradecer um milagre que o santo tenha realizado. No dia treze os devotos comemoram com reza, comida típica, licor e muito forró.  
São João ocupa papel de destaque nas festas juninas, foi ele que deu ao mês o seu nome (mês de São João) e é em sua homenagem que se chamam “joaninas” as festas realizadas no mês de junho. O dia 23, véspera do nascimento de São João e início dos festejos, é esperado com muita ansiedade e expectativa por todos que gostam e comemoram o seu dia, pois é na véspera que acontece a grande festa de São João, comemorada em quase todas as cidades da Bahia com brincadeiras, concursos de quadrilhas, fogos, fogueira, comidas típicas (amendoim, milho assado e cozido, canjica, etc), licor e muito forró. Cada cidade têm suas características nas comemorações – em Senhor do Bomfim e Cruz das Almas a tradição, além dos grandes shows de forró, é a guerra de espadas e por aí vai, cada uma segue o seu jeito de comemorar.
E por fim, no dia 29 de junho, é comemorado o dia de São Pedro. Pedro, pescador, um dos apóstolos de Jesus, é considerado o primeiro papa da igreja católica, o guardião das chaves do céu e responsável pelas chuvas, também é comemorado com muita alegria, no entanto com menos intensidade que São João.
Agora vou dar algumas dicas de forrozeiros que não devem faltar em nenhuma comemoração dos festejos juninos. Festa que se preza não pode ficar sem música dos grandes nomes do forró como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Marinês e sua Gente. Mas os músicos mais recentes também são garantia de que você pode fazer uma grande festa. Refiro-me às músicas de Targino Gondim. Adelmário Coelho, Flávio José, Quininho de Valente, Del Feliz e outros que brilham na Bahia e em todo o Nordeste.
Bem, outra dica, é o forró da Educadora Fm, 107.5, que vai começar às 20 horas do dia 23 e vai até as 6h da manhã do dia 24, com grandes nomes do forró pelo Brasil afora, você pode ouvir também a Educadora Fm, através do seu portal, www.educadora.ba.gov.br.
É isso aí, a dica foi dada, agora pra você que vai viajar, muito cuidado na estrada, não tenha pressa de chegar, o importante é chegar bem, tome todos os cuidados antes e durante a viagem, boas festas juninas a todos, um grande abraço e até o mês que vem.”

Um pensamento sobre “Festas juninas

  1. Lindo.

    Amei o Blog do Brown é a sua cara. Tranquilo que vc ainda vai brilhar muito e chegar do outro lado do oceano. $UCESSOS amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s