Maria Sampaio

E a minha foto, Paloma fez em 2005 na Ponte Carlos em Praga, cidade onde ela nasceu

Maria Sampaio, um exemplo de que você pode superar todas as barreiras para realizar suas utopias. Uma grande personalidade desse Brasil. Maria Sampaio morreu ontem. No jornal A Tarde de hoje, tem uma reportagem de Ronaldo Jacobina sobre a sua trajetória. Está na página A8. Aí, abaixo, leia a apresentação que Maria fazia em seu blog continhos para cão dormir.
Quem sou eu
Brincou de carrinho, de escrever, de picula, de desenhar e pintar, de tirar retrato. Passada dos 30, assume a fotografia profissionalmente. Aos 50 escreve. A mãe, dona Norma: professora, modista e doceira. O pai, Mirabeau: médico da saúde pública, comerciante e artista plástico. Escola particular até terminar o ginásio. O curso científico na escola pública dá à adolescente o prazer de estudar, fazer política estudantil, teatro, grêmio… viver e conviver. Economia na Federal, 1967-1968, cassada pelo 477. 1970 secretária de Jorge Amado. 1971-80 dirige com o pai e o irmão rede varejista. 1979 esquece economia, fotógrafa. “Uma Dúzia de Retratos Meus”. “Continhos para cão dormir” Memórias. Em vez de continuar cavoucando lembranças, inventar: “Estrela de Ana Brasila” e “Rosália Roseiral” romances editados pela Record. Não pára de escrever, nem de fotografar. Em “Meus amores cachorrais” os cachorros de sua vida abrem alas para os depoimentos de cães fotografados mundo afora. A matilha procura editora. Meu retrato aqui no perfil by Graziela Angulo

2 pensamentos sobre “Maria Sampaio

  1. Estamos perdendo grandes nomes da cultura baiana. Recentemente se foi Wilson Mello, agora perdemos a nossa querida Maria, com seu olhar mágico, um ícone da fotografia.
    Vou fazer (na Câmara Municipal de Salvador) uma Moção de aplausos à memória dela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s