‘Missão do repórter é lançar luz sobre a realidade’, diz Carl Bernstein

Jornalistas Carl Bernstein (camisa branca) e Bob Woodward
Nos anos 70, uma dupla de jornalistas detonou um governo que enveredara pela corrupção e mentira. Não era um governo qualquer. Tratava-se do poderoso presidente da mais poderosa nação, os Estados Unidos. Hoje, pela manhã, Carl Bernstein (pronuncia Bernistin) – um dos repórteres da dupla que investigou o que viria a ficar conhecido como Watergate – foi entrevistado no Bom Dia Brasil, da Rede Globo de TV, por Renato Machado.
O jornalista americano Carl Bernstein participou do encontro que discutiu ameaças de censura a meios de comunicação, no Rio de Janeiro.
No preâmbulo da entrevista, Renato Machado disse que a história do jornalismo no século 20 como nós o conhecemos se divide praticamente em duas metades: antes e depois de Carl Bernstein e Bob Woodward e do episódio do Watergate. O Watergate foi uma grande crise política, que levou Richard Nixon a renúncia, graças ao trabalho dos dois repórteres, que com suas reportagens investigativas foram descobrindo tudo o que tinha de errado no poder em Washington, no Poder Judiciário, na polícia e em todos os homens que cercavam o presidente. Esse, aliás, é o nome do primeiro livro de Carl Bernstein. Bernstein é autor de vários livros, de muitas pesquisas, está no jornalismo há 50 anos.
Vale a pena você conferir a entrevista

6 comentários sobre “‘Missão do repórter é lançar luz sobre a realidade’, diz Carl Bernstein

  1. Trabalhei essa entrevista numa aula hoje…adorei ver a profissão defendida por um nome tão emblemático…um sopro de esperança!

    Carmen Vasconcelos

    Curtir

  2. Valeu, Bomfa. Pena que muitos colegas façam o contrário: o esforço cotidiano de encobrir a realidade, mas, vamos crer, que sejam minoria.
    Elieser Cesar

    Curtir

Deixe um comentário