Dia de São José

A jornalista Socorro Araújo lembra aos nordestinos que já se esqueceram de suas tradições, dia 19 é dia de chuva porque é preciso plantar as sementes na terra molhada. É Dia de São José! Veja o texto de Help e depois ouça a bela São João do Carneirinho.
“Vocês sabem por que chove desde ontem (19/03)? Não? Que nordestinos são vocês que não lembraram que ontem foi Dia de São José, dia de plantar milho pra colher nas festas de junho?  Sempre chove nesse dia. Observo isso há anos e, apesar de não ser assim tãããão católica, cada vez me assombra mais a grande sabedoria do meu povo. Por isso gosto muito do Dia de São José, um santo, assim, meio desprestigiado, digamos, mas pra mim um dia muito mágico. Desde criança, lá na Canudos antiga, pequenininha e solidária. Nesse dia, os mais velhos plantavam o milho nas roças. E nós, pés descalços, felizes com a chuva, rara naquelas bandas, nem sabíamos que naquele momento estávamos aprendendo lições pra toda a vida. Daqueles grãozinhos, logo iam sair os pés de milho. Plantados com tanto cuidado e devoção, eles eram promessa de fartura naquela terra tão pobre.  E, mais que os grãos que iam fazer as delícias das festas de Santo Antonio, São João e São Pedro, aqueles pés de milho nos davam maravilhosas bonecas. Pra nós, eram brinquedos. Bonecas de milho. Tempos depois, já adulta, soube que a confecção de bonecas de milho é um antigo costume pagão. Elas simbolizam a Deusa Mãe da colheita. Viram como tem magia nessa história?
Pois é. Num 19 da março, muitos anos atrás, perdi um  amigo muito querido. Era José por causa de São José. José Augusto. Nunca vou esquecer do tanto que esse ser me ensinou. Mas, como a vida é assim mesmo, feita de idas e vindas, há menos de 10 anos chegou na minha vida um outro José, também muito querido. E que também me ensina muito, embora more do outro lado do Atlântico. Meu neto Giuseppe comemorou ontem seu onomástico, o dia do santo de seu nome. Lá na Itália, onde ele nasceu, um dia tão importante quanto o dia do nascimento. Enquanto procurava um presente que pudesse mandar pela internet, achei uma música.  Que vai pra ele e pra todos vocês. Com quem quero compartilhar a alegria e a emoção que essas lembranças me trazem. Não vou dizer o nome nem de quem é a música, mas duvido que qualquer um de vocês não sinta vontade de cantar bem alto:
 

Um pensamento sobre “Dia de São José

  1. Pingback: preliminares «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s