Jornalismo perde Jânio Lopo

Morreu na tarde desta abafada e cinzenta sexta-feira o jornalista Jânio Lopo, editor do blog Política Hoje e editor de política e colunista da Tribuna da Bahia. Um jornalista de muito prestígio, excelente texto e muita informação.
O jornalismo fica mais pobre. 
O sepultamento será neste sábado:
O corpo do jornalista Jânio Lopo será sepultado amanhã (sábado, 06), às 11h, no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas http://lc4.in/CQB2
Veja o comentário do jornalista Zé de Jesus Barreto:
 Bonfa,
pqp, tô travado amigo véi
Janinho foi meu foca, fui o primeiro chefe dele, na Tribuna, início dos anos 70. Aquela figurinha magra, esquisita, cabelos longos e lisos, dentucinho, riso fácil, trazido na mão pelo tio Daílton Mascarenhas (que tb já se foi), todo tímido, mas com um textinho afiado e muita perspicácia.
ficou lá na Tribuna, aguentou lá todos os trancos, sempre crítico, sempre rindo, sempre afável, uma criatura doce. Um amigo.
passava um tempo sem vê-lo, por essas circunstâncias da nossa vida atribulada, mas sempre que via era aquele abraço mais que fraterno, era aquele papo como se fosse ontem que tivéssemos nos visto. Lhe queria muito bem.
Por essas e outras que sou meio maluco, não tenho planos nem previdências. Só mesmo a Providência!
Diga-me o horário do enterro, please.
desculpe aluguel do escrito tão longo
bj
barreto
 
E veja as notas publicadas até às 16h26.
Tribuna da Bahia
O adeus de Jânio Lopo
 

O jornalista Jânio Lopo na redação da Tribuna da Bahia (foto: arquivo da TBa)

É com muito pesar que nós, equipe da Tribuna, confirmamos a morte do colunista e editor de política Jânio Lopo.
Bahia Notícias
MORTE DE JÂNIO É GRANDE PERDA

15:17:45
Tomei conhecimento, com pesar, da notícia da morte do jornalista político Jânio Lopo no início desta tarde de sexta feira (5). Embora com saúde frágil, o acontecimento abala e surpreende a imprensa baiana, da qual era uma figura de destaque e editor da coluna Raio Laser, da Tribuna da Bahia, onde trabalhava há longo tempo. Jânio era, também editor do seu site, o “Política Hoje”, que fundou e tem boa penetração, com notícias em tempo real. Em nome da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), que presido, e deste site Bahia Noticias, levo aos seus parentes, amigos jornalistas, companheiros da Tribuna, especialmente a Walter Pinheiro, Paulo Roberto Sampaio e Raul Monteiro, o sentimento de perda da entidade e, de resto da imprensa da Bahia, pela morte precoce que deixa um grande lacuna nas comunicações do estado.  
(Samuel Celestino)
MORRE JORNALISTA JÂNIO LOPO

14:50:53
O  jornalista Jânio Lopo morreu no início da tarde desta sexta-feira (5) no Day Hospital, no bairro do Itaigara. Ele estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a quarta-feira (3), após sofrer um infarto, e aguardava em coma induzido a realização de uma cirurgia para desobstruir a carótida. Com 30 anos de dedicação à imprensa, em que passou pelos principais veículos de comunicação do estado, Lopo trabalhava atualmente como âncora do site Política Hoje, além de ser editor de política e colunista do jornal Tribuna da Bahia.
(Evilásio Júnior)
Política Livre

05.03.2010 às 15:41

Morre Jânio Lopo, vítima do coração e da insensibilidade do seu plano de saúde
O jornalismo baiano perdeu agora à tarde o jornalista Jânio Lopo, articulista e editor de Política do jornal Tribuna da Bahia, vítima de um coração sofrido e da insensibilidade de seu plano de saúde, que resistia, há pelo menos 15 dias, em autorizar-lhe a realização de uma complexa cirurgia na carótida. Jânio foi internado na Fundação Baiana de Cardiologia na madrugada de quinta-feira, depois de passar mal em casa à noite. Ao chegar ao Hospital, sofreu duas paradas cardíacas. Pela manhã, enquanto os médicos o submetiam aos  procedimentos para salvar-lhe a vida, sua família foi informada de que a Justiça havia concedido uma liminar autorizando a cirurgia. Era tarde, porque sua saúde já vinha abalada por quatro outros infartes, ocorridos em momentos anteriores. Além de um grande jornalista, Jânio era uma enorme figura humana, de grande sensibilidade, e um amigo inigualável. Deixa mulher, três filhos e uma legião de admiradores que temiam por sua saúde. Seu destemor, sua sinceridade, sua gentileza e seu senso de humor também deixarão saudades.

Foto de Jânio Lopo que ilustra sua coluna no Política Hoje

O Política Hoje se manifestou no Twitter
  •  politicahoje
    Até o final da tarde divulgaremos uma nota informando o horário do sepultamento de Janio Lopo, que acontecerá amanhã no Jardim da Saudade

4 pensamentos sobre “Jornalismo perde Jânio Lopo

  1. SAUDADES ETERNAS MEU AMIGO.ENGRAÇADO AS RESTEIRAS QUE ESSA VIDA DAR,POIZÉ,QUEM BEM CONHECIA SABE QUE JANIO ERA MAIS CORAÇAO,E FOI O MESMO QUE O TRAIU,SIMPLES TIMIDO,MAS SEMPRE COM UM SORRISO P/ RECEBER ALGUEM,É AMIGO MUITAS COISAS,A SER LEMBRADAS DESSE (COMPANHEIRINHO)MAS UM DIA NOS RENCONTRAREMOS VAI COM DEUS MEU AMIGO.

  2. jãnio é destes idealistas q o preconceito e a submissão jamais contaminou
    os colegas -os q tiveramn a sorte- sabem a q me refiro
    e essa certeza de q vamos todos, a começar pelos melhores é sempre decepcionante
    alf

  3. Pingback: perdemos um raro «

  4. Jânio Lopo – LUTO NO JORNALISMO BAIANO‏

    Não apenas no meio jornalístico, mas também no político, o sentimento de luto está presente pela perda do jornalista Jânio Lopo, Editor de Política e Colunista do jornal Tribuna da Bahia além de âncora do site Política Hoje.

    Neste momento presto minha solidariedade a família desse honrado e intrépido jornalista, além de estender meu pesar aos seus colegas da Tribuna da Bahia, do site Política Hoje e todos aqueles que tiveram o privilegio de trabalhar, e conviver, com tão valoroso profissional da comunicação baiana.

    Com os meus sentimentos,

    Tiago Piñeiro Martins
    Membro do PTN na Bahia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s