O sujeito oculto na TV. E o prêmio do Correio

COT, clinica no bairro do Canela, que teve um dos pavimentos incendiados em 24/11/2008

COT, clínica no bairro do Canela, que teve um pavimento incendiado em 24/11/2008

O terceiro comentário ainda de 2008 é sobre algumas reportagens de TV. Continuo intrigado como as emissoras de TV fazem reportagens e não revelam os locais. Quando eram shoppings, havia sempre a desculpa esfarrapada que não se dizia o nome do estabelecimento para não gerar propaganda espontânea – argumento dos departamentos de marketing e jurídico da empresa.
Mas a coisa extrapolou quando houve a “cobertura” do incêndio no COT do Canela, na noite de segunda-feira, 24 de novembro (Fogo na COT do Canela causa remoção de pacientehttp://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1015871CIDADES).
A repórter dizia: “Ocorreu um incêndio em uma clínica no centro da cidade”. Significa que alguém que tivesse um parente internado na clínica teria que fazer um “tour” pelas ruas centrais de Salvador até descobrir a clínica? Qual o problema de não informar direito?! O onde do lead definitivamente foi pro espaço.
Em 5 de dezembro, no Bom Dia Bahia, mais uma pérola. Numa reportagem sobre o Papai Noel com roupas verdes, a repórter dizia solenemente “num shopping que foi inaugurado recentemente”, e aí o telespectador que trate de descobrir qual foi. Taí o link: Shopping tem Papai Noel verde -(http://www.portalibahia.com.br/jornaldamanha/wp-content/uploads/2008/12/noel_verde.wmv)

E uma excelente notícia:

Ressalto ainda o prêmio conquistado por jornalistas do Correio, em 17 de dezembro de 2008. Reproduzo, aqui, a nota veiculada no Correio, em 18/18:

Os repórteres do CORREIO, Flávio Costa e Marcelo Brandão, receberam nesta quarta-feira (17), em Brasília, o 5º Prêmio AMB de Jornalismo, na categoria regional Nordeste com a série de reportagens sobre a Operação Janus.

O trabalho ‘Justiça Venal’ foi selecionado dentre 271 inscritos na premiação nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e venceu na categoria regional os trabalhos concorrentes: ‘Amor Bandido’ (de Mônica Silveira, TV Globo) e ‘O tempo como o senhor da impunidade’ (de Thiago Cafardo, O Povo).

A série de reportagens também incluiu denúncias feitas na promoção de juízes no Tribunal de Justiça da Bahia e contou com a colaboração dos repórteres Cìnthia Kelly, Mariana Rios, Felipe Amorim e Lenilde Pacheco.

2 pensamentos sobre “O sujeito oculto na TV. E o prêmio do Correio

  1. Quanto ao sujeito oculto na TV, Bomfim, é realmente uma aberração, um desserviço à população. Já pensou você se dirigir justamente à tal clínica para dar um socorro a alguém, pela falta de informação do noticiário? Outro dia teve uma que omitiu o nome de um shopping onde estava acontecendo uma ação daquelas tipo tirar documento ou fazer exames gratuitamente. Quer dizer: um serviço de utilidade pública. Agora se for matéria paga…

  2. Reproduzo aqui comentário que postei no Mídia Baiana parabenizando os colegas:
    Queria aproveitar esse espaço para parabenizar os colegas Marcelo Brandão e Flávio Costa, do Correio, pelo prêmio que conquistaram com a série de reportagem “Justiça venal”, sobre a Operação Janus, da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual. Foram dois meses de trabalho que renderam várias capas e o V Prêmio AMB de Jornalismo, da Associação dos Magistrados Brasileiros, na categoria Regional Nordeste. Um trabalho que eu mesma já tinha destacado em comentário aqui do Mídia Baiana, mostrando a importância dos mesmos repórteres darem sequência a um tema, em lugar de a cada dia um ser escalado, pois ficam todos mais perdidos que cego em tiroteio. Entrosados, os dois mergulharam fundo no tema, conquistaram a confiança das fontes e deram um banho na concorrência. Belo trabalho, companheiros. Parabéns,
    Mônica Bichara

    16 de Dezembro de 2008 05:01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s