Cleidiana e Maria Felipa

cleidiana-300-titulo-de-cidada-2711081Em 14 de novembro, Cleidiana Ramos recebeu da Secretaria Municipal da Reparação a Medalha Maria Felipa. Estranhamente o jornal onde ela trabalha deu uma notinha quase escondida. Coisa que só descobre quem lê todo o jornal. A Tarde poderia ter dado um destaque, acho.
Maria Felipa foi uma das heroínas da Independência da Bahia, e durante muito tempo foi esquecida pelos historiadores. Segundo alguns relatos da época, ela comandou cerca de 40 mulheres que seduziam os soldados portugueses que vigiavam as embarcações do general Madeira de Melo. Quando percebiam as garotas, ficavam cheios de amor pra dar, mas recebiam mesmo, de Maria Felipa e amigas, surras de cansanção.
Cleidiana tem se destacado no jornalismo com reportagens sobre as causas negras, o resgate dos direitos dos negros e o respeito aos direitos humanos, por isso a Secretaria da Reparação lhe homenageou, faltou o jornal entender a homenagem.
Em novembro de 2006 (na foto) a jornalista e escritora recebeu o Título de Cidadã da Cidade do Salvador, oferecido pela Câmara Municipal da capita baiana, a partir da iniciativa de representantes de movimentos negros e do então vereador, agora todo-poderoso secretário das Relações Institucionais, Rui Costa.

Veja aí a notinha que o jornal fez

 

A Tarde – sexta-feira, 14/11/2008 – página A8 – Curtas

 

Evento
Medalha Maria
Felipa para jornalista

 

A jornalista de A Tarde Cleidiana Ramos recebeu ontem à noite a Medalha Maria Felipa, em evento da Secretaria Municipal da Reparação. O órgão lançou símbolos significativos para o fortalecimento da cultura afrodescendente na Bahia e no Brasil, no auditório do Cefet, diante de representantes de terreiros de candomblé, educadores e autoridades do município e do Estado. A secretaria também lançou a Cartilha Casa dos Orixás, para orientação sobre os procedimentos necessários para o requerimento da isenção tributária e posse fundiária dos terreiros, e o cordel Zumbi D’Angola, de autoria de Feliciano Tavares Monteiro.

2 pensamentos sobre “Cleidiana e Maria Felipa

  1. Pingback: de caldeirão a pau de colher… « o flamboyant

  2. Pingback: De Caldeirão a Pau de Colher, a guerra dos caceteiros « Blog do Brown

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s